SANTA CATARINA

Após alargamento, praia de Balneário Camboriú deve ser entregue próximo sábado

A obra, orçada em R$66,8 milhões, fez a faixa de areia passar de 25 para 70 metros.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 29/11/2021 às 11:30 | Atualizado em 30/11/2021 às 12:19
Notícia
X

Balneário Camboriú, conhecida como a “Dubai brasileira”, no litoral norte de Santa Catarina, se destacava por ter os maiores arranha-céus do Brasil, mas agora vem chamando a atenção também pelo tamanho de uma coisa: a sua principal praia. A megaobra de alargamento de Praia Central, de 5,8 km de extensão, orçada em R$66,8 milhões, que deve ser entregue à população no próximo sábado (4).  

O transporte de areia para o local começou no no dia 22 de agosto quando a draga Galileu Galilei, que veio do Oriente Médio, iniciou a retirada de areia de uma jazida no fundo do mar a 15 km da orla. Assim a largura da faixa de areia passou de 25 metros para cerca de 70.

“Essa grande obra de Balneário Camboriú, realizada de forma inédita no Brasil, é a maior de alargamento já feita na América Latina e é um desejo da população há mais de 20 anos quando foi feito um plebiscito. E não é só o aumento da faixa de areia e sim toda a reurbanização da orla. Isso vem melhorar o turismo na nossa cidade e não teremos mais o problema da sombra dos prédios na orla já que aqui temos os mais altos do Brasil”, garantiu o secretário municipal de turismo Geninho Goes.

Um plebiscito realizado em 2001 apontou que 71% dos moradores são favoráveis à obra que ganhou a licença ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina em dezembro de 2020, depois de cumprir 42 condicionantes impostas pela instituição. Ainda assim, durante o trabalho houve alguns incidentes como pessoas atoladas (em áreas que estavam interditadas) e o aparecimento de alguns tubarões perto da orla, mas sem registros de ataques.

 

Tags

Autor