PANDEMIA

Anvisa registra 798 casos de covid-19 em temporada de cruzeiros nos últimos nove dias

O dado representa um aumento de 25 vezes nas ocorrências

Imagem do autor
Cadastrado por

Agência Estado

Publicado em 04/01/2022 às 17:20 | Atualizado em 04/01/2022 às 17:22
Notícia
X
A temporada de cruzeiros, aberta nos últimos meses, já tem indicadores preocupantes e que motivaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária a recomendar a interrupção da navegação de navios deste tipo pelo Brasil. Segundo o órgão federal, houve um crescimento exponencial de casos de covid a bordo entre passageiros e tripulantes. Em 55 dias, até o dia 25 de dezembro, foram 31 notificações. Nos últimos nove dias, foram registrados 798 casos, um aumento de 25 vezes.
>> Procon exige que os direitos do consumidor sejam garantidos pelas empresas de cruzeiros
A Agência divulgou uma nota técnica na última sexta-feira, 31, recomendando ao Ministério da Saúde a suspensão temporária das viagens de navios no País. "A recomendação da Agência teve como fundamento o aumento vertiginoso dos casos de Covid-19 a bordo das embarcações nos últimos dias, que indica uma mudança radical do cenário epidemiológico", diz a Agência.
O órgão regulador federal ressalta que já havia se posicionado pela inviabilidade de viagens em navios de cruzeiros. "Tal mudança repentina e brusca do contexto epidemiológico, provavelmente decorrente do surgimento da variante Ômicron, requer nova avaliação do cenário da pandemia de Covid-19, nos termos da Portaria GM/MS 2.928/2021, que dispõe que a autorização da operação de navios de cruzeiro poderá ser revista a qualquer momento em função dos desdobramentos do contexto epidemiológico dos navios de cruzeiro ou de alterações do cenário epidemiológico nacional e internacional (§ 1º do art. 15)."
Segundo a Anvisa, em reunião nesta segunda-feira, 3, com representantes do Ministério da Saúde, Estados e municípios foram unânimes em apoiar a orientação da Agência. "As recomendações e ações por parte da Agência foram pautadas em critérios técnicos e sanitários, a partir das melhores evidências disponíveis e com fundamento no princípio da precaução, com a finalidade de reduzir o risco de ocorrência de agravos à saúde."
Nesta segunda-feira, os passageiros do Costa Diadema desembarcaram no porto de Santos, no litoral paulista. Outros dois navios também tiveram registros de coronavírus a bordo. O MSC Splendida atracou em Santos, enquanto o Preziosa - que também pertence à mesma empresa - desembarcou os passageiros no Rio no domingo, 2.

Companhias de cruzeiros suspendem operações do Brasil

As companhias de cruzeiro decidiram por suspender as operações para o Brasil até o dia 21 de janeiro. A decisão acontece um dia após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgar nota em que "contraindica o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias".

Em comunicado, a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA), citou “incertezas na interpretação e aplicação de protocolos previamente aprovados”. Segundo a organização, os protocolos adotados pelo setor excedem a maioria de outras indústrias e “permanecem eficazes para mitigar o risco de covid-19” e que os casos identificados nos navios “consistem em uma pequena minoria da população total a bordo”.

Quanto ao órgão de vigilância, o comunicado diz que as companhias MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros, estão buscando alinhamento com as autoridades do governo federal. “A atual temporada, após o término da suspensão, poderá ser cancelada na íntegra se não houver adequação e alinhamento entre todas as partes envolvidas para possibilitar a continuidade da operação”, concluiu a organização.

Mais cedo, a Casa Civil informou que as áreas técnicas de diferentes pastas estão analisando, desde o início do dia, a recomendação da Anvisa para suspender a temporada de cruzeiros. Após surtos de covid-19 em passageiros e tripulantes no fim do ano, a agência contraindicou o embarque em navios e impediu o ingresso em um cruzeiro atracado no Porto de Santos.

 

Tags

Autor