AERONAVE

VÍDEO: Pilotos do primeiro Airbus a pousar na Antártida se emocionam com feito

Qual será o sentimento de fazer história? Os pilotos do voo Airbus A340 sentiram na pele a emoção de participar de um momento único

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 07/01/2022 às 10:31 | Atualizado em 07/01/2022 às 10:32
Notícia
X

Qual será o sentimento de fazer história? Os pilotos do voo Airbus A340 sentiram na pele a emoção de participar de um momento único. Pela primeira vez, a companhia aérea Hi Fly pousou um avião desse tipo na Antártida e o momento foi registrado em vídeo. A reação de quem conduzia a aeronave comoveu a todos os espectadores.

 

O voo saiu da cidade de Cabo, na África do Sul, no dia 2 de novembro de 2021 e pousou no Wolf’s Fang Adventure Camp, um acampamento de luxo localizado no continente gelado responsável por patrocinar o voo. Liderados pelo capitão Carlos Mirpuri, a viagem durou cerca de cinco horas e os tripulantes permaneceram três horas na Antártida.

Ainda sem uma pista apropriada, a aeronave pousou em local que chamam de “improviso”. O continente de gelo não possui aeroportos, apenas pistas de pouso.

O piloto explicou que a manobra é perigosa. O local onde o Airbus pousou possui três mil metros de comprimento no gelo. “O reflexo é enorme, e óculos adequados ajudam a ajustar seus olhos entre a visão externa e a instrumentação. O copiloto tem um papel importante em fazer as chamadas usuais e extras, especialmente nos estágios finais da abordagem”, explicou Mirpuri.

A primeira vez que uma aeronave pousou no continente foi em 1928, o feito foi realizado por um avião monomotor pilotado pelo militar americano George Hubert Wilkins. O atual feito pode mudar a rota de entrada na Antártida, já que até o momento a maior parte das pessoas que chega ao continente viaja de navio.

*Com informações do portal Hypeness

Tags

Autor