coronavírus

Em isolamento por conta do coronavírus, idoso corre 100km em 10 dias em casa

Lula Holanda resolveu correr 100km em 10 dias para se manter motivado diante dos efeitos do coronavírus. Corredor tem 65 anos e serve de exemplo para milhares de pessoas

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 23/03/2020 às 13:27 | Atualizado em 23/03/2020 às 20:04
CORTESIA
Lula Holanda lançou o desafio de correr 100km em 10 dias em sua própria casa em março, e depois aumentou para 2.020km - FOTO: CORTESIA

O isolamento domiciliar é a melhor forma de se proteger da pandemia do coronavírus. Diante da recomendação das autoridades, o corredor de 65 anos Lula Holanda resolveu se desafiar durante o período de quarentena. Ele vai correr 10km em 10 dias. Em casa. Lulinha, que já correu mais de 100 maratonas e ultras, está no segundo dia do desafio e segue motivado para as próximas etapas. A mensagem que ele passa é a mais importante no momento: "fica em casa". 

"Minha meta é correr 10 dias dentro de minha própria casa. Diante da impossibilidade de sairmos para correr nos parques e rua, atendi o pedido da minha família e não vou sair de casa. Vou correr em casa, ao lado da minha família. Hoje (nesta terça-feira) consegui fechar o segundo dia de 10km", comentou Lula.

Vale ressaltar que Lula tem bastante experiência em corridas de longa distância. Além de já ter feito mais de 100 maratonas e ultramaratonas, ele é o organizador da Associação de Corredores da Jaqueira, Acorja. O grupo conta com mais de 50 atletas que se reúnem três vezes na semana para correr pelas ruas do Recife. As atividades da Acorja, porém, estão suspensas por conta do Covid-19.

Lula, por sua vez, costuma se exercitar todos os dias e conseguiu adaptar seu hábito ao novo cenário do mundo. A mensagem que o corredor de 65 anos transmite é muito importante: "fica em casa". Gosta de treinar e está chateado com a impossibilidade de sair para praticar atividades físicas? Adapta o exercício e faz em casa. Procura ajuda profissional, por meio de consultoria on-line, e treina em casa. Essa fase é transitória e vai passar. 

Lula completará 66 anos no próximo mês de abril. Ele começou a correr para suportar uma depressão há 15 anos e não parou mais. O Veinho Sniper, como é conhecido entre amigos, gostou tanto do esporte que fundou a Acorja, o primeiro grupo de corredores do Recife. Por conta do coronavírus, os encontros dos corredores estão suspensos. O grupo costuma se encontrar no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, nas terças, quintas-feiras e aos sábados.

Em seu currículo, Lula já correu 105 maratonas e ultramaratonas. A paixão pelas longas distâncias também transformou o atleta em um organizador de duas provas em Pernambuco: a Maratona das Praia e a Ultramaratona 100km do Frio.

A primeira estava marcada para o último dia 15 de março, mas precisou ser adiada por conta da pandemia do coronavírus. Na época, os primeiros casos da Covid-19 surpreenderam a população local. A segunda prova organizada por Lula é uma ultramaratona de 100km, que tem como percurso a distância entre Caruaru e Garanhuns, no Agreste do Estado. A corrida geralmente acontece no mês de agosto, mas ainda não tem data definida.

Comentários

Últimas notícias