Alimentação

Cinco sinais de que você pode estar com deficiência de Vitamina C

Além de frutas como laranja, acerola e goiaba, a Vitamina C também é encontrada em legumes e desempenha funções importantes no organismo

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 18/08/2020 às 18:36 | Atualizado em 18/08/2020 às 19:16
PIXABAY
Baixos níveis de vitamina C podem comprometer a pele, o cabelo e o sistema imunológico - FOTO: PIXABAY

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água, que seu corpo precisa para inúmeras funções diárias. Como o organismo não a armazena, desenvolver uma deficiência é fácil. Por isso precisamos consumir alimentos ricos em vitamina C diariamente. A maioria das pessoas pensam em laranjas, mas muitas outras frutas e legumes também as contém. Morangos, kiwi, mamão, brócolis, tomate, pimentão, acerola e couve-flor também são boas fontes.

Esse micronutriente desempenha, pelo menos, seis funções importantes no organismo: crescimento e reparo dos tecidos; saúde da pele, pois é um antioxidante importante para a síntese de colágeno; cicatrização, absorção de ferro e manutenção da saúde óssea; previne câncer e doenças cardíacas, pois combate os radicais livres; ajuda na fotoproteção; importante para o sistema imunológico.

 

Segundo a nutricionista Adriana Stavro, a deficiência grave de vitamina C é uma condição séria, conhecida como o escorbuto. Embora o quadro seja raro, as evidências sugerem que muitas pessoas têm baixos níveis de vitamina C, o que também pode ser prejudicial à saúde, de acordo com a especialista. Mas apenas exame solicitado por um médico pode apontar com precisão se é necessário suplementação do micronutriente.

DIVULGAÇÃO
Adriana Stavro é nutricionista funcional e fitoterapeuta - DIVULGAÇÃO

Adriana Stavro

CONFIRA ALGUNS SINAIS DE QUE OS NÍVEIS DE VITAMINA C PODEM ESTAR BAIXOS

Sangramento e gengivas inchadas

Gengivas são compostas parcialmente por colágeno. É por isso que tendem a ser mais sensíveis quando os níveis de vitamina C diminuem, podendo apresentar sangramento. Como o micronutriente ajuda na cicatrização, baixos níveis significa que esse sangramento não cessa tão rapidamente. Gengivas inchadas são resultado de inflamação, um processo que a vitamina C ajuda a prevenir como antioxidante.

Falta de ferro

Pois a Vitamina C interfere diretamente na absorção do ferro oriundo de fontes vegetais (como espinafre, couve, brócolis e mais).

Infecções frequentes

Como antioxidante, a vitamina C também ajuda a proteger a saúde das células imunes, para que possam trabalhar eficientemente para prevenir infecções. Gripes frequentes, infecções do trato urinário ou infecções na garganta, são uma indicação de um sistema imunológico enfraquecido.

Fadiga e mal humor 

A vitamina C desempenha papel fundamental na produção de energia e no bom humor. Estudo publicado por Cambridge University (2013), mostrou que a ingestão de alimentos ricos em vitamina C pode melhorar o humor geral , reduzir a fadiga, aumentar o vigor e reduzir a depressão. 

Ganho de peso

Quando a fadiga por baixa vitamina C se instala, também é um sinal de que o apoio à produção de energia está diminuindo. Quando seu metabolismo diminui, é mais provável que você comece a adicionar quilos.

 

DIVULGAÇÃO
Adriana Stavro é nutricionista funcional e fitoterapeuta - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias