Viver mais

Os 9 "segredos" para passar dos 80 anos com saúde

Conclusões foram tiradas após visitas de pesquisadores às regiões do planeta onde há populações mais idosas e saudáveis

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 03/09/2020 às 14:14 | Atualizado em 03/09/2020 às 14:30
PIXABAY
Praticar exercícios físicos para liberar a mente do estresse é uma das medidas adotadas por quem vive mais - FOTO: PIXABAY

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde não está atrelado apenas à ausência de doenças. Estar saudável envolve o bem-estar em várias vertentes, entre as quais a física, mental e, inclusive, a social. Essa definição foi comprovada em 2004, quando o autor norte-americanos Dan Buettner se uniu a pesquisadores e à National Geographic para mapear as regiões do planeta onde as pessoas vivem mais e melhor. 

Nessa pesquisa, o grupo concluiu que nove condutas seriam responsáveis pela longevidade daquelas populações, com indivíduos entre 80 e 90 anos. Esses comportamentos reaparecem em um dos episódios da série Down to Earth, da Netflix.

Batizados de Blue Zones, as ações que levam à longevidade foram observados em cinco partes do Mundo. Em Loma Linda (Califórnia), onde a população vive 10 anos a mais do que qualquer outro lugar da América do Norte; Nicoya (Costa Rica), que possui a menor taxa de mortalidade entre adultos da meia idade; Sardenha (Itália), a maior concentração de homens centenários; Ikaria (Grécia), que possui a menor taxa de demência do mundo; e Okinawa (Japão), onde mulheres formam um seleto grupo de pessoas mais velhas do mundo. 

CONFIRA QUAIS SÃO AS BLUES ZONES

1) Movimente-se naturalmente

Nada de maratonas ou levantamento de ferro, nas Blue Zones, a população se movimenta de forma natural, fazendo trabalho da casa e sem grandes mordomias tecnológicas.

2) Propósito

Em Okinawa, o Ikigai (conceito japonês traduzido como “razão de viver”, simplificando muito); na Nicarágua, o plano de vida; esses instrumentos que nos ensinam que identificar o nosso propósito equivale a sete anos a mais de expectativa de vida.

3) Equilíbrio

Não é que eles não tenham estresse, o que os habitantes das Blue Zones fazem de diferente do resto do mundo é que eles têm, em sua rotina, exercícios para aliviar a mente e se divertir: da oração ao happy hour.

4) Regra dos 80%

“Hara hachi bu” é o mantra que os habitantes de Okinawa dizem antes das refeições para lembrá-los de se alimentar até o estômago ficar 80% cheio – não mais que isso. Os 20% que restam, não vai matá-los de fome e faz toda diferença na hora de manter o peso.

5) Mais vegetais

A alimentação das Blue Zones é praticamente composta por vegetais. Eles se alimentam de proteína animal, no máximo, cinco vezes por mês e em pouca quantidade.

6) Vinho às 5 horas 

Com exceção dos adventistas da Califórnia, a maioria dos cidadãos das Blue Zones têm como hábito tomar álcool regularmente, porém, com moderação; a dica deles é beber de uma a duas taças de vinho por dia.

7) "Diga-me com quem andas e te direi quem és”

Os moradores da Blue Zones acreditam que o meio social que você vive reflete muito na sua longevidade; cigarro, depressão, solidão e até felicidade são contagiosos. Em Okigawa, por exemplo, os "moais" são grupos de aproximadamente cinco amigos que têm o compromisso de se cuidar durante a vida, mantendo hábitos saudáveis.

8) Mantendo quem ama por perto

Nas Blue Zones, centenários de sucesso colocam a família em primeiro lugar; isso significa cuidar dos pais e avós, que já estão envelhecendo, por perto ou mesmo em casa.

9) Pertencimento

Pesquisas mostram que fazer parte ativamente de uma comunidade religiosa, independente de qual, pode adicionar de 4 a 14 anos na sua expectativa de vida.

Comentários

Últimas notícias