covid-19

Academias de ginástica voltam a abrir nos fins de semana em Pernambuco; confira o protocolo

Prática de exercício físico volta a ser liberado, porém há restrições

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 10/06/2021 às 18:43 | Atualizado em 10/06/2021 às 19:14
Notícia
X

Atualizada às 19h14

O governo do Estado anunciou na tarde desta quinta-feira (10) a flexibilização das medidas restritivas que impediam o funcionamento de academias de ginástica nos fins de semana. A partir do sábado (19), as atividades nesses estabelecimentos ficam liberadas das 5h às 18h. No último dia 27 de maio, um decreto estadual vedava a abertura desse tipo de negócio aos sábados e domingos como forma de conter o avanço do novo conoravírus. Esta proibição termina neste domingo (13). 

A autorização é válida para todas as Gerências Regionais de Saúde do Estado, com exceção daquelas na 3ª macrorregião, que contempla as VI, X e XI Geres, com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, no Sertão. Nessas localidades, academias de ginástica e similares devem permanecer fechadas, inclusive durante os dias de semana, até o dia 20 de junho. A região vive seu pior momento em termos de solicitações de UTI, com um crescimento de 57% nos primeiros dias desta semana.

Nas demais áreas do Estado, as academias e similares também podem funcionar de segunda a sexta-feira, obedecendo os devidos protocolos sanitários, das 5h às 20h. A orientações são válida até o dia 27 de junho.

>> Sócios do JC Clube têm descontos em academias de ginástica na RMR

A orientação para os responsáveis por esse tipo de estabelecimento é que sejam respeitadas as seguintes regras: 1 (um) aluno a cada 10m²; utilização de 30% dos aparelhos de cardio; garantir
distanciamento mínimo de 2 metros entre eles.

E os clubes, como ficam?

De acordo com o plano de flexibilização, Clubes sociais, esportivos e agremiações podem abrir as portas com horários pré-determinados de acordo com cada macrorregião. Na Região Metropolitana do Recife o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h ou 10h às 20h, e nos fins de semana das 5h às 18h, ou 9h às 17h, ou 10h às 18h. As demais regiões também estão liberadas, cada uma com seus horários específicos, mas na 3ª macrorregião, já citada anteriormente, esse tipo de atividade está proibida até o dia 20 de junho.

Esportes coletivos seguem proibidos

A flexibilização desta quinta-feira (10) não liberou as competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer. Com isso, grupos de funcional nas praias e parques seguem impedidos de reunir os alunos, as famosas peladinhas entre amigos também seguem proibidas, assim como outros esportes que reúnam grupos para a prática. 

 

 

Tags

Autor