Saúde infantil

É hora de colocar as crianças para se mexer nas férias; veja como

O ideal é que crianças e adolescentes acumulem 60 minutos de atividade física por dia

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 05/01/2022 às 18:50 | Atualizado em 05/01/2022 às 18:51
Notícia
X

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) aponta que o aumento do tempo em frente às telas, a diminuição das atividades físicas e das brincadeiras ao ar livre impulsionaram o ganho de peso entre crianças e adolescentes durante o isolamento social - fator de risco para a obesidade. Então agotar a vida dos pequenos é urgente e as colônias de férias podem ser uma ótima saída para fazer as crianças praticarem exercícios e se divertirem as mesmo tempo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é que crianças e adolescentes acumulem 60 minutos de atividade física por dia, de moderada a vigorosa. As atividades podem ser feitas em casa ou em espaços especializados, como academias de ginástica e parque aquáticos, ou em casa. 

Se for fazer atividades em casa, a dica é improvisar brincadeiras mais ativas dentro de casa, como pular corda, bambolê, amarelinha, circuitos com obstáculos, caminhar sobre a linha, vôlei de balão e esconde-esconde. Outra opção são as aulas de dança online, que são boas para todas as idades. O importante é se movimentar, pois a prática regular de atividades físicas fortalece o sistema imunológico, previne a obesidade e tem até ação anti-inflamatória. Um super combo, ainda mais em tempo de covid-19.

 

CORTESIA
Na prática de exercícios é possível criar desafios para superar medos - CORTESIA

Para quem pode pagar e levar os pequenos a espaços profissionais, há opções como as oferecidas pelo Instituto do Movimento e o Royal Tênis Clube, ambos no Recife. Ambos são serviço pagos e que prometem oferecer atividades lúdicas com acompanhamento profissional para atender crianças com idades a partir dos 3 anos.

>> Educador físico e ortopedista infantil orientam como introduzir atividades físicas na infância

No caso do Instituto do Movimento (@institutodomovimento), o trabalho será feito com o tema "Super Heróis" e será oferecido em duas unidades: Madalena e Imbiribeira, com foco em crianças entre 3 e 12 anos. Na proposta do IM, ao longo de quatro semanas, e dividido em dois turnos (manhã ou tarde), serão abordados as potencialidades de algum personagem super herói. No dia do Homem Aranha, por exemplo, o foco será em atividades de força e equilíbrio. O Aquaman contará com jogos aquáticos e a Mulher Maravilha explorará a agilidade através de circuitos.

Os planos disponibilizados variam de acordo com cada unidade, sendo possível matricular a criança em planos diários, semanais, quinzenal ou mensal. "Nossa proposta é ir além e provocar uma interação esportiva e humanizada para contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada criança. Já fazemos isso e tem dado muito certo, com grande aceitação e adesão dos pais e dos seus filhos", destaca Kadu Lins, CEO do Grupo IM.

Do mesmo grupo, o Clube do Movimento (@clubedomovimento), localizado em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, também irá disponibilizar a colônia de férias com o mesmo tema. Uma versão foi pensada exclusivamente para o local, seguindo com atividades semelhantes. Nas três unidades, há valores a partir de R$ 89 (por dia) até R$ 749 por mês.

Já o Royal Tênis Clube (@royaltenisrecife), no Poço da Panela, Zona Norte do Recife, montou uma programação especial para as tardes do mês de férias da criançada. As atividades são voltadas para crianças de 3 a 13 anos. A proposta do espaço é de que haja recreações lúdicas e interativas com recreadores profissionais.

No pacote ainda está incluso um lanche. A programação conta com show de mágica com o mágico Rodrigo Lima, nas quartas-feiras - voltado para os mais novos, oficinas pedagógicas e científicas com produções e criações que a criança leva para casa, realizadas nas terças e quintas -voltadas para os mais velhos. Há ainda contação de histórias com a escritora infantil e pedagoga Drica Shinohara, que ocorre nas segundas-feiras. Além das atividades lúdicas, o Royal Tênis ainda oferecerá aulas de Beach Tennis  para as crianças com mais de 7 anos.

Tags

Autor