saúde

4 Alimentos que devem ser evitados por quem tem diabetes: Guia completo para uma alimentação saudável

Veja quais são os alimentos prejudiciais para quem tem diabetes e como podem ser evitados para a melhora da saúde diária de quem convive com a doença.

Publicado em 25/06/2024 às 18:48
Notícia

Gerenciar o diabetes exige atenção especial à dieta. Além de seguir um plano alimentar personalizado com a ajuda de um nutricionista, é fundamental conhecer quais alimentos podem prejudicar o controle da glicemia e comprometer a saúde geral.

Com informações do site CLAF, saiba os 4 grupos de alimentos que devem ser evitados ou consumidos com moderação por pessoas com diabetes:

1. Alimentos ricos em açúcar:

  • Doces e guloseimas: Caramelos, chocolates, balas, pirulitos, sorvetes e outros itens industrializados com alto teor de açúcar simples elevam rapidamente a glicemia, o que pode levar a picos e quedas bruscas de insulina, prejudicando o controle do diabetes.
  • Bebidas açucaradas: Refrigerantes, sucos artificiais, energéticos e chás prontos industrializados contêm grande quantidade de açúcar, além de serem pobres em nutrientes. Opte por água, chás naturais sem açúcar, café sem açúcar ou infusões de ervas.
  • Molhos e condimentos industrializados: Ketchup, maionese, mostarda, molhos prontos para salada e outros condimentos industrializados geralmente contêm açúcar escondido em sua composição. Leia os rótulos com atenção e escolha versões caseiras ou com baixo teor de açúcar.


2. Carboidratos refinados:

  • Pão branco e massas brancas: Feitos com farinha branca, esses alimentos perdem a maior parte das fibras e nutrientes durante o processo de refinamento, resultando em rápida digestão e aumento da glicemia.
  • Opte por versões integrais, que possuem maior teor de fibras e promovem saciedade por mais tempo.

 

  • Arroz branco: Assim como o pão e as massas brancas, o arroz branco é pobre em fibras e nutrientes, elevando rapidamente a glicemia.
  • Substitua por arroz integral, quinoa, cuscuz marroquino ou outros grãos integrais com baixo índice glicêmico.

 

  • Biscoitos e crackers: Biscoitos salgados, crackers e outros produtos à base de farinha refinada geralmente são ricos em sódio e pobres em nutrientes, além de poderem conter açúcar escondido em sua composição.
  • Opte por lanches mais saudáveis como frutas, oleaginosas, iogurte natural ou vegetais crus.

 

3. Carnes Vermelhas e processadas:

  • Carnes vermelhas: Carne bovina, suína e cordeiro, em excesso, podem aumentar o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Limite o consumo a 1-2 porções por semana e opte por cortes magros, grelhados, assados ou cozidos.
  • Carnes processadas: Salsichas, linguiças, bacon, presunto, mortadela e outros embutidos são ricos em gorduras saturadas, sódio e conservantes, que podem prejudicar o controle da glicemia e aumentar o risco de doenças crônicas. Evite o consumo ou limite-o a ocasiões especiais.


4. Gorduras Trans:

  • Fast food: Hambúrgueres, pizzas, salgadinhos fritos e outros itens de fast food são ricos em gorduras trans, sódio e calorias, além de serem pobres em nutrientes. Evite o consumo ou limite-o a ocasiões especiais.
  • Biscoitos, bolos e tortas industrializados: Esses produtos geralmente contêm gorduras trans em sua composição, além de açúcar e outros ingredientes não saudáveis. Leia os rótulos com atenção e opte por versões caseiras ou com baixo teor de gorduras trans.

 

Este guia serve como base de informação, mas é fundamental consultar um nutricionista para receber um plano alimentar personalizado de acordo com suas necessidades e objetivos individuais.

  • O controle do diabetes exige cuidado constante e acompanhamento médico regular.
  • Adotar um estilo de vida saudável com atividade física regular, controle do estresse e sono de qualidade também é essencial para o bem-estar geral.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor