Dia Internacional da Cerveja: nutricionista revela 3 fatos sobre a bebida

O Dia Internacional da Cerveja é celebrado nesta sexta-feira (02). A bebida é famosa em todo o mundo. Entender seu efeito na saúde é essencial!

Publicado em 02/08/2024 às 18:33

Celebrado na primeira sexta-feira de agosto, o Dia Internacional da Cerveja é uma data que une amantes da bebida ao redor do mundo para brindar e celebrar essa tradição milenar.

Com uma história rica e diversificada, a cerveja tem sido protagonista de muitos mitos e verdades que confundem até mesmo os mais entusiastas.

Mitos e verdades

Para esclarecer algumas questões, a nutricionista da Emagrecentro, Fernanda Lopes, respondeu em entrevista ao Portal SportLife quais são os principais mitos e verdades em relação à bebida. 

Confira abaixo.

1. Cerveja aumenta a barriga

Mito!

Um dos mitos mais difundidos sobre a cerveja é que ela é a principal culpada pelo famoso “barriga de chope”.

No entanto, a nutricionista explica que essa crença não é totalmente precisa.

O aumento de peso e a gordura abdominal estão mais relacionados ao consumo calórico total e ao estilo de vida sedentário do que à cerveja em si.

Beber cerveja com moderação, dentro de uma dieta equilibrada e associada à prática regular de exercícios físicos, não necessariamente leva ao ganho de peso localizado na região abdominal. 

>> Como emagrecer depois dos 50: veja 3 chás que ajudam no processo

2. Desidrata o corpo

Verdade!

Uma verdade frequentemente ignorada é que a cerveja pode desidratar.

Apesar de conter uma quantidade significativa de água, o álcool presente na cerveja tem um efeito diurético, que pode levar à desidratação.

"O álcool presente na bebida tem um efeito diurético, levando à perda temporária de líquidos, e potencialmente, à desidratação, se não houver um consumo adequado de água em paralelo”, explica Fernanda. 

3. Cervejas zero ou lights são mais saudáveis?

Mito!

Outro mito que a nutricionista esclarece é a ideia de que cervejas zero ou lights são automaticamente mais saudáveis.

Embora essas versões contenham menos calorias e álcool, isso não significa que sejam isentas de efeitos negativos.

A profissional destaca que sim, podem ser boas opções para quem está emagrecendo, contudo, "não oferece benefícios significativos adicionais à saúde em comparação com as cervejas tradicionais", destaca.

VEJA TAMBÉM:

Tags

Autor