Localizado na Rua do Lima, no bairro de Santo Amaro, no centro do Recife, o prédio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) abriga as sedes da Rádio Jornal, TV Jornal e Jornal do Commercio. E diante do Covid-19, o coronavírus, todo o Sistema está se preparando, interna e externamente, para enfrentar a pandemia cuidando de seus associados e investindo num jornalismo de qualidade e credibilidade para prestar um maior serviço aos leitores, ouvintes e telespectadores.
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O Diretor Administrativo do SJCC Vagner Lins elencou algumas medidas que foram tomadas internamente para combater o vírus: “Nossa principal ação é diminuir o fluxo de pessoas no Sistema. Por isso, estamos adotando o home office em setores como TI, área de compras, e outros departamentos que possam fazer esse trabalho em casa. Também estamos aumentando a disponibilidade de álcool em gel pela empresa, higienização e lavagem diária dos carros, kits de higienização para cada veículo, com orientação aos motoristas sobre como fazer esse procedimento nas trocas de turno. No refeitório, orientação para higienização das mãos. Também estamos fazendo a lavagem e troca das espumas dos microfones usados na TV e na Rádio duas vezes ao dia, entre outras ações”.
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Outras medidas como a suspensão temporária de viagens dos repórteres e a interrupção de gravação de programas de TV com plateia também foram medidas tomadas internamente em virtude do Covid-19.
A TV Jornal tem mobilizado o seu jornalismo diariamente para levar ao público a informação e a prestação de serviços sobre o coronavírus. Mas o entretenimento da emissora também está atento à pandemia. “Nossos programas de entretenimento abrirão espaços para temas sobre o assunto, orientando e prestando um serviço à população, bem como serão uma alternativa de lazer para as pessoas que estão em casa prezando pela própria saúde. Nossos apresentadores gravarão mensagens para dirimir dúvidas sobre o Coronavírus, que serão veiculados ao longo de toda a programação do canal”, informa Vladimir Melo, Diretor Executivo da TV Jornal.
A Rádio Jornal (90,3 FM) modificou boa parte de sua programação para levar ao seu público a melhor cobertura de combate ao Covid-19. É o que esclarece a Diretora-Executiva, Diana Moura: “Nós temos um papel social enorme a cumprir e estamos movimentando toda a equipe para dar conta dessa demanda extra que é de extrema urgência”. Com o cancelamento externo da prática de atividades esportivas, sobretudo o futebol, que é o carro-chefe da Rádio, o jornalismo vai suprir essa lacuna temporariamente para informar e prestar serviço.
O programa Edição do Meio-Dia, que ia ao ar de 12h às 12h30, ganhou mais 30 minutos de duração. Com isso, o programa O Assunto é Futebol segue na grade, mas com 30 minutos a menos. Em seguida, Anne Barreto e Leandro Oliveira comandam um novo Rádio Livre, que estreou uma nova configuração já nesta segunda-feira (16), com 2 horas de duração, e completamente voltado à cobertura do coronavírus. “O Rádio Livre vai levar todas as informações, desde as mais básicas – os cuidados e prevenções – até menos direcionadas, como serviços, mas que também tem impacto na vida das pessoas neste momento”, completa Diana Moura.
Na parte noturna, após o Balanço de Notícias, o Bola Rolando, que antes tinha 3 horas de duração, terá apenas 1 hora, temporariamente, entregando para A Voz do Brasil, às 19h. E às 20h, o programa Movimento segue até meia-noite, levando ao público uma informação mais leve, em formato de revista de variedades, mas sem deixar de lado o assunto do momento. No fim de semana, o Jornalismo da Rádio Jornal ainda terá mais 4 horas, nos sábados e domingos. “Se passássemos o dia respondendo as dúvidas do ouvinte, a programação nunca ia terminar, porque uns estão incrédulos, outros alarmados. A participação deles no Painel Interativo é intensa. E a informação de qualidade é importante porque sem ela você desinforma, deseduca e você propicia a propagação do vírus”, comenta Diana.
Com toda essa mobilização do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, a empresa acredita que estará fazendo o melhor para ajudar a informar, prevenir e, principalmente, combater a expansão da ação do Covid-19 no nosso Estado.
“Essa série de ações envolvem a Rádio, Televisão, Administrativo, Programação... Todos estão empenhados em fazer com que as nossas práticas internas como empresa e nossas práticas externas – de noticiar e informar – sejam feitas para tranquilizar a população e dar elementos para que eles saibam se cuidar, se prevenir, para que esse vírus não se alastre pelo Estado. Essa é a missão do nosso jornalismo. Estamos dedicando todo o nosso noticiário para isso, para levar esse olhar de informar e prestar serviço. Nesse momento, precisamos desfazer as fake news que só atrapalham, levando o público a se alarmar ou se iludir de que não há um perigo. E há. Ele é real, mas tem maneiras de ser estancado. E é isso que vamos fazer em todos os nossos produtos jornalísticos, dentro e fora deles, para que isso seja reforçado nos programas e intervalos, ensinando as pessoas a se prevenir, como barrar o vírus, e sem alarde. O mundo não pode parar, a economia não pode parar, as pessoas não podem deixar de fazer o que fazem, mas precisam fazer de forma diferente”, conclui a Diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho.
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