Com o impacto da pandemia do coronavírus fechando espaços culturais, a saída para manter a comunidade artística aquecida vem sendo online. O tradicional festival de cinema Curta Taquary abraçou a ideia e realiza sua 13ºedição em um modelo totalmente virtual.
Entre os dias 22 e 25 de abril, o evento, que tradicionalmente acontece em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, será transmitido pelo site www.curtataquary.com.br. O acesso é gratuito, bastando apenas o usuário escolher uma das mostras e acessar o filme catalogado.
Leia também: Festival de Cannes busca alternativas para edição 2020 devido ao coronavírus
Leia também: Cinemateca Pernambucana oferece catálogo online e gratuito de filmes pernambucanos
A programação completa foi divulgada nesta segunda-feira (20), e conta com cerca de 82 obras, de um total de 744 inscritas. Elas se dividirão em sete mostras competitivas e uma especial. O público em casa ainda poderá escolher o filme que irá sair com o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular.
Também para avaliar e premiar os filmes exibidos foi escolhido um corpo de jurados com 21 profissionais do audiovisual – composto por atores, diretores, jornalistas e técnicos.
Leia também: Filme pernambucano será exibido na TV para toda a Rússia nesta terça-feira (21)
Todo ano homenageando alguém, um grupo ou uma movimentação cultural (no ano passado prestigiando os indígenas), o 13º Curta Taquary escolheu o projeto ViAção Paraíba para tematizar esta edição.
A ação é voltada para formação crítica na linguagem do cinema de pessoas que vivem em pequenas cidades do interior paraibano. Através de um minicurso e mostras de curtas, o ViAção Paraíba já percorreu 53 cidades do estado, desde sua criação em 2006, tendo contemplado cerca de 1.050 jovens.
Surgido em 2005, o Curta Taquary já exibiu mais de 1.600 filmes para um público superior a 70 mil pessoas. Na sua 13º, o festival traz uma lista variada e interessante de obras de todo Brasil.
Na Mostra Competitiva Brasil, estão incluídos curtas como Caranguejo Rei, de Enock Carvalho e Matheus Farias, exibido no Festival de Brasília 2019; Apneia, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; Tempestade, de Felipe Fernandes, entre outros.
Na Mostra Competitiva Criancine, voltada a uma programação mais infantil, estão presentes obras como Carpe Diem, de Eddie Silva, O Carreiro Anselmo, de Rosa Berardo, além de Pelúcias, de Sérgio Gambier e Vivian Altman.
As outras Mostras competitivas estão classificadas como Curtas Fantásticos, Dália da Serra, Diversidade (que inclui o curta Mansão do Amor, de Renata Pinheiro e Piu Piu, de Alexandre Figuerôa), Primeiros Passos e Universitária.
Comentários