PERDA

Paulo Câmara expressa pesar pela morte de Ricardo Brennand; Geraldo Julio decreta luto de 3 dias no Recife

O pernambucano faleceu na madrugada deste sábado (25), aos 92 anos, vítima do novo coronavírus

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 25/04/2020 às 11:17 | Atualizado em 25/04/2020 às 15:13
CHICO PORTO/ACERVO JC IMAGEM
Ricardo Brennand faleceu aos 92 anos, vítima do novo coronavírus - FOTO: CHICO PORTO/ACERVO JC IMAGEM

Foi decretado, pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), luto oficial de três dias na cidade pelo falecimento do empresário pernambucano Ricardo Brennand, de 92 anos, na madrugada deste sábado (25), vítima do novo coronavírus. O empresário estava internado no Real Hospital Português, área central do Recife, há cerca de uma semana.

Importante figura no Estado, Brennand colecionou, além da arte e os negócios, grande admiração devido a sua trajetória. Após a confirmação da morte, políticos pernambucanos expressaram seus sentimentos à família.

O corpo do empresário será cremado no Morada da Paz, em Paulista, porém o horário da cerimônia ainda não foi definido devido à alta demanda do cemitério em meio à pandemia do novo coronavírus.

Prefeito Geraldo Júlio

Além de decretar luto oficial no município, o prefeito Geraldo Júlio disse que Brennand era uma pessoa "amável, atenciosa e muito querida" e que fará muita falta.

Leia a íntegra da nota

"O prefeito Geraldo Julio decretou luto oficial de três dias em homenagem ao empresário Ricardo Brennand, recifense vítima da covid-19. Ele fundou o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, que já foi reconhecido como o melhor museu da América Latina. Em dezembro de 2017, o prefeito Geraldo Julio concedeu a Ricardo Brennand a medalha do Mérito Capibaribe, a mais alta honraria concedida pela Prefeitura do Recife.

"Ricardo Brennand foi um empreendedor de grande sucesso, um colecionador incomparável e um ser humano admirável. Pessoa amável, atenciosa e muito querida. Fará muita falta. Tive o imenso prazer de conhecê-lo e estar com ele em várias oportunidades. A presença dele sempre era muito marcante e agradável a todos. Um homem de gestos largos com as pessoas e com a cidade. Minha solidariedade à família e aos amigos”, declarou o prefeito Geraldo Julio".

Governador Paulo Câmara

O governador Paulo Câmara (PSDB) afirmou que o falecimento de Ricardo Brennand "deixa uma lacuna irreparável na história de Pernambuco. Não apenas pelo seu espírito empreendedor, sempre preocupado com o desenvolvimento econômico do nosso Estado, mas também no âmbito social e cultura".

Leia a íntegra

"O falecimento do empresário Ricardo Brennand deixa uma lacuna irreparável na história de Pernambuco. Não apenas pelo seu espírito empreendedor, sempre preocupado com o desenvolvimento econômico do nosso Estado, mas também no âmbito social e cultural. Apaixonado pelas artes, ele nos deixa como legado o instituto que leva seu nome, no bairro da Várzea. O Instituto Ricardo Brennand notabilizou-se internacionalmente e já recebeu mais de três milhões de visitantes desde sua fundação em 2002, promovendo intercâmbios e apoiando escolas públicas e privadas no estudo da história do nosso Estado e do Brasil. Neste momento de profundo pesar, quero externar minha solidariedade a sua esposa D. Graça, aos seus filhos e demais familiares e amigos".

Prefeito Anderson Ferreira

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), disse que o empresário "deixa um grande e importante legado nas áreas da cultura e economia".

Leia a íntegra

"É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ricardo Brennand na madrugada de hoje. Engenheiro e empresário de imensa notoriedade em nosso estado, Ricardo nos deixa um grande e importante legado nas áreas da cultura e economia. Nossos sentimentos à família, amigos e admiradores".

Prefeita Raquel Lyra

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), comentou que recebeu "com muita tristeza" a notícia do falecimento do empresário.

Leia a íntegra

"É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do querido Ricardo Brennand. Nome forte de Pernambuco, um dos maiores empresários do Nordeste, que tanto fez pelo nosso estado e pela nossa gente. O sentimento de gratidão ficará para sempre em nossos corações. À família e aos amigos, o meu mais sincero carinho nesse momento de tanta dor".

Prefeito de Gravatá

O prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), comentou que a relação de Ricardo Brennand com a cidade é antiga, e disse que era comum ver o empresário andando pela feira livre, visitando antiquários e circulando pelo comércio local.

Leia a íntegra

"A Prefeitura de Gravatá, Agreste pernambuco, através do Prefeito Joaquim Neto, vem a público prestar homenagens e declarar toda a admiração do município, construída ao longo dos anos, pelo empresário Ricardo Brennand, falecido neste sábado (25), aos 92 anos, vítima da Covid-19.

A relação do empresário com Gravatá é antiga. Proprietário de uma exuberante residência na cidade, era comum vê-lo andando pela feira livre, visitando antiquários e circulando pelo comércio local. Sua paixão pela arte e forma simples com que se relacionava com o povo foram responsáveis pela conquista de admiradores por todo o município. Era notória a paixão que o engenheiro nutria por Gravatá e os gravataenses por ele.

Para eternizar essa história de amizade e consideração, o legado de Ricardo Brennand será mantido vivo na memória das futuras gerações, por meio de uma das maiores obras do Prefeito Joaquim Neto no município. A primeira Escola em Tempo Integral da rede municipal de ensino, que está sendo construída, receberá o nome daquele que sempre será responsável pelo eterno sentimento de gratidão que Gravatá tem a um de seus maiores ídolos por sua rica contribuição cultural e por ter escolhido a cidade como sua segunda casa". 

Senador Jarbas Vasconcelos

O senador Jarbas Vasconelos (MDB) disse que a trajetória e legado do empresário "vão continuar inspirando a todos nós".

Leia a íntegra

"Lamento profundamente o falecimento do amigo Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário e um apaixonado pelas artes, paixão essa que o levou à frente do Instituto que tem o seu nome e que se tornou uma referência ultrapassando fronteiras não só de Pernambuco, mas do nosso País. Ao lado de Dona Gracita formou uma família exemplar, sempre cultivando e multiplicando amizades em todos os lugares por onde passou. Sua trajetória vitoriosa, seu legado e sua constante preocupação com o desenvolvimento econômico, social e cultural do nosso Estado vão continuar inspirando a todos nós. Aos seus familiares, minhas sinceras condolências".

Família Coelho

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Filho (DEM), o deputado estadual Antônio Coelho (DEM) e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), emitiram uma nota conjunta lamentando a morte.

Leia a íntegra

"Passamos por um duro momento em que os acontecimentos pesarosos se avolumam a todo instante. Hoje, é mais um desses dias, quando já amanhecemos com um sentimento de profundo pesar pela partida de um grande brasileiro, Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário de sucesso e entusiasta das artes, Brennand deixa um legado incalculável em diversas frentes. Propiciou o desenvolvimento de nosso estado, gerando riqueza e empregos. Incentivou a cultura e a educação ao fundar um esplendoroso centro de artes no Recife, o Instituto Ricardo Brennand, patrimônio que atrai turistas de todos os cantos e leva o nome de Pernambuco além-fronteiras. Essas são apenas algumas das marcas deixadas na história de nossa terra por esse grande brasileiro. Nós familiares estamos enlutados, sabemos também que toda a sociedade pernambucana sente essa triste partida. Resta-nos o alento de lembrar que seu legado segue perene e motivo de orgulho ao povo nordestino. Descanse em paz, Ricardo Brennand".

Deputado estadual Eriberto Medeiros

O deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), em nome da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), expressou agradecimento pela trajetória do empresário.

Leia a íntegra

“Lamentamos, em nome da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o falecimento do engenheiro, empresário e colecionador Ricardo Brennand, que nos deixou aos 93 anos neste sábado (25). Brennand deu contribuição inestimável aos pernambucanos com seu trabalho no setor produtivo, em indústrias de aço, cimento, vidro e açúcar. Entretanto, foi com o Instituto Ricardo Brennand que ele deixou sua marca maior para a nossa cultura. Um museu reconhecido no Mundo inteiro, há 18 anos recebe gerações de estudantes e pessoas de todas as idades que podem mergulhar na nossa História. A fatalidade de ter sido vitimado pela epidemia que aflige a nós e a comunidade internacional só acentua a dor da separação. Mas esperamos que Deus ilumine seus familiares e amigos. Estejam certos de que Pernambuco agradece por tudo que Ricardo Brennand fez pela nossa gente”.

Deputado estadual William Brigido

O deputado estadual William Brigido (Republicanos) prestou sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Ricardo Brennand.

Leia a íntegra

"Manifestamos profundo pesar pelo falecimento do engenheiro e empresário Ricardo Brennand, ocorrido nesta madrugada (25), e prestamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Ricardo Brennand. Um homem sempre preocupado com a riqueza cultural e a valorização da educação do seu povo, o criador do Instituto que se transformou num dos maiores centros turísticos de Pernambuco. Fica aqui, o nosso reconhecimento ao legado deixado por Ricardo Brennand, um dos maiores empresários de Pernambuco".

Presidente Nacional do PSDB

O presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Bruno Araújo, afirmou que Ricardo Brennand era "um brasileiro à frente do nosso tempo".

Leia a íntegra

"É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo, o engenheiro, industrial e colecionador pernambucano Ricardo Brennand. Um brasileiro à frente de nosso tempo. Um homem apaixonado pela família e pela arte, grande nos gestos e nas obras.

Em vida se tornou uma especial referência. O Instituto Ricardo Brennand, um complexo arquitetônico e cultural único em Pernambuco, considerado um dos mais importantes museus da América do Sul, é um de seus legados de amor a seu estado.

Deixo aqui a minha solidariedade a Dona Gracita, sua companheira ao longo da vida, aos filhos, netos e bisnetos, aos seus inúmeros amigos e, também, ao povo pernambucano que hoje se despede deste industrial, patrono das artes e que agora se incorpora à história de ícones pernambucanos.Guardaremos com afeto todas as lembranças".

Deputado estadual Wanderson Florêncio

O deputado estadual pelo PSC Wanderson Florêncio disse que Pernambuco e o Brasil "perdem uma personalidade de muito sucesso e prestígio".

Leia a íntegra

"Recebemos com imenso pesar a notícia do falecimento do empresário Ricardo Brennand. Pernambuco e o Brasil perdem uma personalidade de muito sucesso e prestígio. Apaixonado pela nossa terra e pelas artes, deixa como legado o Instituto Ricardo Brennand, uma verdadeira jóia na cidade do Recife. Meus profundos sentimentos e que Deus o receba e conforte sua família".

“Lamentamos, em nome da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o falecimento do engenheiro, empresário e colecionador Ricardo Brennand, que nos deixou aos 93 anos neste sábado (25). Brennand deu contribuição inestimável aos pernambucanos com seu trabalho no setor produtivo, em indústrias de aço, cimento, vidro e açúcar. Entretanto, foi com o Instituto Ricardo Brennand que ele deixou sua marca maior para a nossa cultura. Um museu reconhecido no Mundo inteiro, há 18 anos recebe gerações de estudantes e pessoas de todas as idades que podem mergulhar na nossa História. A fatalidade de ter sido vitimado pela epidemia que aflige a nós e a comunidade internacional só acentua a dor da separação. Mas esperamos que Deus ilumine seus familiares e amigos. Estejam certos de que Pernambuco agradece por tudo que Ricardo Brennand fez pela nossa gente”.

Armando Monteiro Neto

Ricardo Brennand foi uma figura extraordinária. Na dimensão empresarial gerou iniciativas pioneiras em diversos segmentos da atividade econômica, sempre muito bem-sucedidas. Mas foi como notável empreendedor na área cultural que nos revelou toda sua dimensão humana e seu espírito comunitário. O instituto Ricardo Brennand, os valores e princípios transmitidos aos seus familiares irão, com certeza, perenizar a sua obra e o seu legado.

Armando Monteiro Neto
ex-Senador da República

Comentários

Últimas notícias