O projeto Mulungu vem se estabelecendo como uma das boas descobertas sonoras (e locais) dos últimos anos. Formado a partir das inquietudes artísticas dos músicos Jáder e Guilherme Assis – colegas de palco e estúdio devido às bandas Projeto Sal e Barro –, o conjunto vem experimentando sonoridades desde 2018.
A formação definitiva veio quando o multi-instrumentista Ian Medeiros (Mahmed de Natal/RN) se juntou ao grupo. De um encontro sem compromisso, a Mulungu deu vida a sua primeira canção, intitulada No Ar.
Leia também: Una performa voz e corpo em 'Esquartejada'
Leia também: Mestre Santino Cirandeiro será tema de documentário
A música faz parte do projeto O Que Há Lá, gravado entre 2018 e 2020 pelo grupo. O disco de estreia tem previsão de lançamento previsto ainda neste ano.
No Ar é uma reunião de vozes e sonoridades múltiplas de talentos da música local. Com uma pegada leve, a composição tem participações especiais de Henrique Albino (no sax), e um coro formado por Felipe Castro, Sofia Freire e Una.
Quem dá conta da guitarra elevante é Guilherme Assis, acompanhado da bateria de Ian Medeiros. Jáder adiciona sua voz suave e imersiva na faixa, numa espécie de ode a liberdade dos sentimentos presos no corpo. O clipe que acompanha o single é a representação imagética perfeita para todas as significações.
O vídeo traz uma colagem de imagens de redes sociais, memes, gifs e lembranças – além de uma performance corporal intensa interpretada pelo vocalista.
“O ar descrito na música é uma forma de sentir. É prestar atenção no próprio corpo, um processo de libertação”, explica Jáder. A preparação corporal ficou por conta da atriz pernambucana Tanit, que junto ao Diretor Tiago Lima e ao Diretor de Arte Gabriel Furmiga, propõem uma busca por experiências e sensações típicas ao ser humano.
Comentários