Coletiva

São João do Recife 2020 terá mais de 420 apresentações virtuais e itinerantes

Festividade será adaptada por conta do isolamento social necessário para controlar o coronavírus

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 08/06/2020 às 15:13 | Atualizado em 08/06/2020 às 16:47
ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR
Shows e apresentações serão transmitidos online e haverá Forroviocas, com shows itinerantes pela cidade - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR

O São João do Recife em 2020 será virtual e respeitará as normas de distanciamento social necessárias para conter a pandemia do coronavírus. A Prefeitura do Recife anunciou nesta segunda-feira (8), que irá transmitir apresentações pela internet e também por todas as regiões da capital pernambucana, com shows itinerantes em duas "Forroviocas".

Nos dias 23, 24, 26, 27, 28 e 29, das 18h às 22h, duas Forroviocas circularão por diversos bairros da cidade, com um total de 48 atrações para que a população assista os shows de dentro de suas casas. A festa para Santo Antônio, São João e São Pedro será também virtual.

Até o dia 29, serão compartilhadas mais de 378 apresentações pela internet, com 370 serão gravadas pelos artistas de suas próprias casas para garantir a celebração junina no arraial de cada qual, permitindo que o público faça a festa em casa, no dia e na hora que escolher.

Além disso, nos dias 23 e 29 haverá transmissão de oito shows de grandes artistas diretamente do Sítio Trindade, endereço cativo dos festejos de São João na cidade.

Solidariedade

Durante várias etapas da programação serão realizadas ações para arrecadar recursos para ajudar diferentes grupos sociais duramente atingidos pela pandemia. Nas lives do São João do Recife 2020, o público  poderá doar a partir de QR codes que serão disponibilizados na tela. 

Toda a programação online montada pela Prefeitura acontecerá em um hotsite e também pelo Portal do Turismo (visit.recife.br); além dos outros canais oficiais da Prefeitura do Recife.

Este ano, o São João do Recife homenageará os cantores Josildo Sás e Silvério Pessoa, que se apresentarão nas Forroviocas e gravarão vídeos de casa, que serão transmitidos nas redes da prefeitura.

SEM FOGOS

Ainda em função da pandemia, foi proibida a venda de fogos de artifício e de fogueiras na cidade. Os comerciantes cadastrados pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) receberão apoio e cestas básicas da Prefeitura do Recife, que convida a população a celebrar o São João 2020 com muita empatia e sem fumaça.


Credenciamento artístico

Para viabilizar as contratações, as atrações do São João serão selecionadas entre os habilitados artisticamente e juridicamente para o ciclo junino do ano passado. Cada atração poderá fazer somente uma apresentação ao longo da festa, para garantir que os recursos investidos pela Prefeitura do Recife beneficiem o maior número possível de profissionais, numa das cadeias produtivas mais abaladas pela pandemia. Os cachês irão variar entre R$ 2,4 mil e R$ 10 mil.

O Edital de Credenciamento para o São João 2020 ficará aberto até 15 de junho, pelo site www.culturarecife.com.br.

Outras ações

Outra iniciativa do São João do Recife 2020 é a transmissão virtual da Procissão dos Santos Juninos, no dia 23 de junho, direto do Santuário do Morro da Conceição. Após a missa, as bandeiras serão conduzidas pela Forrovioca até o Sítio Trindade, num cortejo sem público, mas na companhia ilustre do forró.

O projeto Eu Amo Minha Rua também foi adaptado ao momento de isolamento social e, por isso, este ano acontecerá o Eu Amo Minha Janela, com a distribuição de bandeirinhas para os moradores das ruas vencedoras dos anos de 2013 a 2019.

No hotsite e no Portal do Turismo haverá um espaço dedicado à divulgação de pessoas que produzem e vendem os melhores quitutes juninos. A Prefeitura também disponibilizará vídeos ensinando o passo a passo de receitas como canjica, bolo de milho e mungunzá.

Impedidos pelo coronavírus de desfilar por conta do coronavírus, os quadrilheiros estão sendo convidados pela Prefeitura do Recife para participar de uma série de lives, entre os dias 16 e 18 de junho.

Participam nomes importantes do movimento quadrilheiro como a Liquajur e a Fequajupe, que discutem os seguintes temas: A Organização do Movimento Quadrilheiro, e os impactos Sociais e Econômicos das Quadrilhas Juninas nas comunidades; As Origens, as Devoções e as Festas; Os Concursos, as Transformações e a Quadrilha do Futuro.

Comentários

Últimas notícias