literatura

J.K. Rowling revela que foi vítima de abuso doméstico e agressão sexual

A escritora foi acusada de transfobia no fim de semana, após uma publicação no Twitter. de um comentário irônico sobre "as pessoas que menstruam"

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 10/06/2020 às 20:02 | Atualizado em 10/06/2020 às 20:18
Foto: AFP
J.K ROWLING LANÇA NOVO LIVRO NESTA SEMANA - FOTO: Foto: AFP

A autora das aventuras do personagem "Harry Potter", J.K. Rowling, revelou nesta quarta-feira que foi vítima de abuso doméstico e agressão sexual, após ser acusada de transfobia.

A escritora britânica afirmou em um blog que decidiu tornar pública esta informação para dar contexto a seus comentários anteriores sobre as pessoas transgênero.

"Fui o centro das atenções por mais de 20 anos e nunca falei publicamente sobre o fato de que sou uma JC sobrevivente de abuso doméstico e agressão sexual", escreveu Rowling. "Não é porque tenho vergonha de ter passado por isso, e sim porque é traumático lembrar."

Polêmica

A escritora foi acusada de transfobia no fim de semana, após uma publicação no Twitter. Ela compartilhou um artigo sobre "as pessoas que menstruam" e comentou, em tom irônico: "Estou certa de que deveriamos ter uma palavra para estas pessoas. Alguém me ajuda?"

O tuíte levou o astro dos filmes de Harry Potter, Daniel Radcliffe, a pedir desculpas às mulheres transgênero que possam ter se sentido ofendidas pelo comentário da escritora. "As mulheres transgênero são mulheres", afirmou, no site The Trevor Project.

A polêmica começou com comentários feitos em dezembro passado, em que Rowling expressou apoio a uma mulher que perdeu o emprego porque sua chefe considerou que ela costumava publicar tuítes "transfóbicos". A escritora comentou hoje: "Acusações e ameaças de ativistas se proliferaram em meu perfil no Twitter" depois do incidente.

"Muitas mulheres estão aterrorizadas de forma injustificada pelos ativistas transgênero. Sei disso porque muitas entraram em contato comigo para contar suas histórias", escreveu Rowling, afirmando ser "uma sobrevivente, não uma vítima. Só mencionei meu passado porque, como qualquer ser humano deste planeta, tenho um passado complexo, que molda meus medos, interesse e opiniões."


Comentários

Últimas notícias