Regina é enfim exonerada

PASSAGEM Ex-secretária da Cultura passou menos de três meses na função. Ela foi desligada no dia 20/05 mas oficialmente só ontem

Publicado em 11/06/2020 às 6:00
CAROLINA ANTUNES/PR
ALÍVIO Regina Duarte comemorou a publicação no Diário Oficial postando um "Ufa" em sua rede social - FOTO: CAROLINA ANTUNES/PR
Leitura:

A exoneração de Regina Duarte da Secretaria Especial da Cultura do governo Bolsonaro foi publicada na edição desta quarta (10) do Diário Oficial da União, 20 dias depois de a atriz anunciar que deixaria o posto.

Também na edição desta quarta foi publicada a dispensa de Regina do Conselho do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado. Ela era uma das representantes da sociedade civil no órgão e pediu para sair.

Na sexta-feira (5), Regina postou em sua conta no Instagram que ainda trabalhava na Secretaria Especial da Cultura.

Na mesma publicação, Regina disse que não se permitiria deixar "incompletas lutas e conquistas para o setor cultural" e afirmou que havia sido convocada pelo Ministério do Turismo a participar de uma reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual.

O cargo ocupado oficialmente pela atriz durante dois meses ainda não tem substituto. Um dos nomes mais fortes para assumir o lugar de Regina é o ator Mário Frias. Mas essa é uma hipótese que vem perdendo força.

Quando disse que deixaria a Secretaria Especial da Cultura, Regina anunciou que o presidente Bolsonaro havia destinado a ela um cargo na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

No entanto, a nomeação foi descartada pelo governo. A instituição passa por uma crise financeira, com falta de repasses e salários de funcionários atrasados desde abril.

A empresa que faz a manutenção da refrigeração da Cinemateca deixou de atender a instituição no fim da tarde desta terça (9), por falta de pagamento. Procurada, a Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto), que gerencia o espaço desde 2018, confirmou a informação.

A falta de manutenção e eventual corte do fornecimento de energia comprometem o acervo da Cinemateca.São cerca de 250 mil rolos de filmes, do cinema mudo a produções mais recentes, que precisam de controle constante de temperatura e umidade. A instituição ainda tem um depósito com rolos de nitrato de celulose, material altamente inflamável e usado até meados do século 20 na produção audiovisual. O risco de incêndio aumenta se as películas não forem guardadas sob condições adequadas. O prédio da Cinemateca é tombado e já sofreu com enchentes e incêndios, o último em 2016.

A atriz Regina Duarte usou o seu perfil no Instagram para postar uma foto do decreto de sua exoneração do cargo de Secretária Especial de Cultura, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10). "Deu-se! Ufa!", escreveu Regina.

O presidente Jair Bolsonaro já havia anunciado a saída da atriz no dia 20 de maio e, agora, oficializa a exoneração. Regina assumiu a pasta da cultura no dia 4 de março.

Regina Duarte foi quarta pessoa a assumir a Secretaria Especial da Cultura em um ano. Até o momento, não foi oficializado o nome de um substituto.

Comentários

Últimas notícias