Cinema

Com romance gay, 'E Então Nós Dançamos' discute desejo e homofobia na Geórgia

DANÇA Com romance gay, E Então Nós Dançamos, filmado na Geórgia, está disponível gratuitamente na plataforma do Sesc

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 07/08/2020 às 17:49
DIVULGAÇÃO
ARTE Transformação do protagonista é refletida através da dança - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

A dança georgiana é um motivo de orgulho nacional e sua estrutura e execução, que exigem uma postura altiva e endurecida dos bailarinos, entre o bélico e o belo, celebra mitos como a bravura e a masculinidade dos homens do país. Em E Então Nós Dançamos, de Levan Atkin, esses símbolos são desafiados em um complexo e sensível comentário sobre a sexualidade e o amadurecimento em meio a uma sociedade homofóbica. O longa está disponível gratuitamente na plataforma do Sesc Digital até o dia 30 deste mês.

Uma co-produção da Geórgia, França e Suécia, o filme acompanha Merab (Levan Gelbakhiani), que desde a infância integra o balé oficial do país, em uma de suas categorias de base. Ele sonha em ascender ao corpo de baile principal e ensaia com afinco para atingir sua meta, dividindo-se entre os ensaios e o trabalho como garçom, ao contrário do irmão David (Giorgi Tsereteli), que constantemente perde as aulas após noites de bebedeira.

DIVULGAÇÃO
CULTURA As tradições georgianas são confrontadas com as demandas da contemporaneidade - DIVULGAÇÃO

Introspectivo e sério, Merab tem uma aparência frágil e seus movimentos, apesar de corretos, expressam uma sensibilidade rechaçada pelo cânone da dança. Ele vive uma relação com Mary (Ana Javakhishvili) que parece mais pendente para o lado da amizade do que do carnal.

Seu mundo metódico começa a se transformar com a chegada de Irakli (Bachi Valishvili) à turma. Ele parece a antítese de Merab: extrovertido e irreverente, consegue performar a virilidade necessária para os passos de dança aparentemente sem esforços, coloca-o em disputa por uma vaga no posto principal.

Aos poucos, a relação de amizade entre ambos vai se estreitando e naturalmente se transmuta em uma atração mútua. Quase como uma coreografia, o processo de sedução entre ambos é trabalhado com delicadeza por Levan Atkin. Os conflitos internos do protagonista não são tratados por uma perspectiva tortuosa e sim de encantamento - à medida em que toma mais consciência de seu desejo por Irakli, Merab se torna mais impulsivo e ciente de si.

DIVULGAÇÃO
RELAÇÃO Amor entre os bailarinos Merab (Levan Gelbakhiani) e Irakli (Bachi Valishvilli) é vivenciada em segredo por conta da homofobia - DIVULGAÇÃO

SEXUALIDADE

Esse processo de descoberta e vivência da sexualidade é inserido no contexto daquela sociedade que, para a maior parte do Ocidente, é quase desconhecida. Entre a Europa e a Ásia, nas montanhas do Cáucaso, a Geórgia é o único país daquela região a proibir por lei a discriminação da comunidade LGBT, mas a homofobia ainda está enraizada na cultura da nação, que por anos foi anexada à União Soviética. Tanto que a equipe sofreu pressões durante as filmagens e, na estreia no país, grupos de extrema-direita foram aos cinemas protestar, muitas vezes com ameaças de violência.

Nesse sentido, a dança georgiana é um instrumento que funciona como um mantenedor da tradição e atrela à identidade do país o caráter heteronormativo, ainda que Atkin, que é sueco de descendência georgiana, consiga explicitar como sua estrutura também possibilita a criação de tensões homoeróticas.

A diminuta cena LGBT da capital Tiblissi, as dinâmicas familiares, as tradições (um plano sequência filmado durante uma festa de casamento é de tirar o fôlego) e as contradições: tudo é trabalhado por um olhar mais preocupado em entender do que julgar.

Esse, inclusive, é um dos grandes trunfos do filme, que trabalha esses pontos a partir da complexidade de seus personagens, jovens com sonhos, desejos de mudanças, de modernidade. Mary, em específico, cita países da Europa como paraísos para os quais eles precisam rumar, mas a perspectiva também parece impulsionar Merab, que evoca as memórias dos dias de glória dos pais, que já dançaram nos principais palcos do mundo.

DIVULGAÇÃO
DELICADO Condução certeira do diretor Levan Akin constrói cenas emocionantes - DIVULGAÇÃO

A sombra dos pais, e a família como um todo - talvez como uma metáfora do próprio país -, é outro ponto trabalhado com habilidade pelo roteiro. Merab ouve do pai, inclusive, que deveria se dedicar aos estudos para não acabar como ele fisicamente cansado e mal financeiramente. Esses conflitos de perspectiva de mundo, de tradição e modernidade, são perfeitamente capturados no emocionante diálogo final entre o protagonista e seu irmão.

DIVULGAÇÃO
ARTE Transformação do protagonista é refletida através da dança - DIVULGAÇÃO

E Então Nós Dançamos utiliza a arte cênica como uma metonímia de uma sociedade - e também como a força motriz capaz de transformá-la. O amadurecimento de Merab é refletido paulatinamente em seu corpo, na descoberta de sua própria maneira de portar-se frente ao mundo e aos símbolos de poder e opressão, como fica evidente em uma das sequências de dança mais fortes do filme (e do cinema recente).

Comentários

Últimas notícias