Artes cênicas

Coluna Terceiro Ato: O teatro e seus híbridos

E mais: novo trabalho da Cia Devir, espetáculos e conversas online sobre teatro e circo

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 20/08/2020 às 6:00
LEANDRO LIMA/DIVULGAÇÃO
LINGUAGENS 'As Lebres São Maiores do que os Ursos' une teatro, dança e perfromance - FOTO: LEANDRO LIMA/DIVULGAÇÃO
Leitura:

A resiliência e criatividade dos artistas é admirável. Diante de todas as dificuldades históricas, sempre foram capazes de se reinventar e de buscar alternativas para continuar a produzir, ajudando a reinterpretar nossas vivências e oferecer saídas mesmo nos momentos mais difíceis, como este.

Quando vemos a ocupação do espaço digital como forma de contornar o fechamento (ainda por tempo indefinido) dos teatros e espaços de apresentação, percebemos também uma disposição ferrenha em criar, independente de classificações. Muito tem se perguntado se essas obras são teatro ou não.

Creio que a questão passa menos por aí e mais pela base — são artistas de teatro, que produzem a partir de suas experiências e pesquisas na área, também expandindo-as com essas novas tecnologias. Talvez seja mais interessante pensarmos que estamos diante de um híbrido, algo novo que, ainda irá se revelar.

Nesse sentido, é interessante observar não só a produção de obras nas mais diversas ferramentas, mas também de conhecimento, com o fazer teatral colocado no centro do debate. Enquanto lutamos para achar definições, que se produza, e muito.

Quando for seguro e os teatros reabertos, que possamos retornar às salas, apoiar os artistas e fomentar essa arte que já resistiu há tantas dificuldades - e permanecerá de pé.

Adaptado para os tempos de quarentena

LEANDRO LIMA/DIVULGAÇÃO
LINGUAGENS 'As Lebres São Maiores do que os Ursos' une teatro, dança e perfromance - LEANDRO LIMA/DIVULGAÇÃO

As Lebres São Maiores Que os Ursos, do Coletivo Despudorado, ganha adaptação para o momento de isolamento social, dividida em três performances que serão apresentadas nos próximos dias 24, 25 e 26, às 20h, no Google Meet. No elenco estão Brunna Martins, César Pimentel, que também dirige, e Leonardo Alves.

Cia Devir produz vídeo circense sobre o isolamento social

A Companhia Devir, formada pelos artistas pernambucanos João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, produziu um vídeo feito durante e sobre o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Na obra, disponível no Instagram, os artistas circenses falam sobre a simbiose forçada que os casais são obrigados a enfrentar passando todo o tempo juntos, em casa. Assista:

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Hoje viemos tirar da gaveta uma criação que realizamos no início da pandemia! É uma leitura em vídeo da Cia Devir sobre sensações e trocas no universo doméstico durante o isolamento social. Reflete sobre as fronteiras do compartilhar espaços por um tempo aparentemente sem fim, indeterminado. Afinal, aprender a conviver desse "novo jeito" foi um desafio né? (de uma hora pra outra 24h por dia/7 dias por semana com as mesmas pessoas, SOCORR0!) Como foi/tem sido para vocês? Quem puder, fica em casa! Vivemos nesse momento de impermanência das emoções, a impotência diante da situação... Então nos resta o cuidado. #quarentena?? #circuslife #circuscircus #circustraining #circusduo #circorecife #circuseverydamnday #training #circusperformer #circusinspiration #circusaroundtheworld #cirquegoals #duoboyz #quarantinelife #coupleworkout #cirquegram #circusinspiration #research #circusinternational #ciadevir #recife #fiqueemcasa #videoperformance #performanceart

Uma publicação compartilhada por Cia Devir (@ciadevir) em

Escola Pernambucana de Circo entrevista

Anne Gomes, coordenadora da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo (EPC), e Ítalo Feitosa, educador da EPC, entrevistam convidados dia 27, em live no Youtube do Sesc, às 20h.

 

Espetáculo online

A Indelicada Cia Teatral apresenta gratuitamente O Príncipe até o dia 30, às 19h30, no Facebook, e as 21h, no Instagram. A obra dialoga com a palhaçaria e é inspirada em Hamlet.

 

 

Comentários

Últimas notícias