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RBD volta às plataformas digitais e para a 'geração Rebelde'

Discografia em estúdio do grupo mexicano regressa nesta quinta-feira (3) e reacende chama para um possível retorno pontual

Robson Gomes
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Publicado em 02/09/2020 às 20:30
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Discografia do RBD volta às plataformas digitais nesta quinta-feira (3) - FOTO: DIVULGAÇÃO
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Alfonso, Anahí, Christian, Christopher, Dulce e Maite. Seis pessoas que podem ser resumidas a um nome de novela: Rebelde. Ou mais precisamente, RBD, já que assim foi batizado o grupo pop criado dentro da trama mexicana, exibida aqui no Brasil entre 2005 e 2006 na TV Jornal/SBT, e foi um verdadeiro fenômeno da música mundial até o início de 2009. E nesta quinta-feira (3), a partir das 21h (horário de Brasília) após uma longa batalha sobre direitos autorais, verá parte de sua discografia retornar, em definitivo, às plataformas digitais remasterizada. Mas mais do que isso: marca um primeiro passo para algo maior que está por vir.

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Tudo começou no último dia 20 de agosto, quando as redes sociais do sexteto mexicano, até então desativadas, passaram a veicular pequenos teasers, e uma simples frase: "Suas orações foram atendidas".

Não demorou muito para que o mistério fosse revelado, que era, a princípio, a volta da discografia de estúdio do RBD, remasterizada, nas plataformas digitais. São nove álbuns, lançados entre 2004 e 2009: cinco em espanhol (Rebelde, Nuestro Amor, Celestial, Empezar Desde Cero e Para Olvidarte de Mí), três em português (Rebelde - Edição Brasil, Nosso Amor Rebelde e Celestial - Versão Brasil) e um em inglês (Rebels).

cdsrbd

Trabalhos esses que geraram números relevantes: 4 turnês mundiais, 89 prêmios, 50 milhões de discos vendidos e um disco triplo de platina conquistado em 7 horas, só para citar os mais marcantes.

Também não durou muito para que alguns integrantes do grupo fossem às redes sociais comemorar o fim deste imbróglio, já que os direitos autorais das canções estavam em disputa. Na época de atividade do RBD, os direitos das gravações pertenciam à EMI Music.

Agora, são da Universal Music. E algumas canções pertenciam à Televisa - canal de TV que produziu a novela Rebelde - e outras editoras de músicas. Mas agora, a parte burocrática foi resolvida e a Universal Music México fez uma campanha massiva de marketing no país natal do grupo para anunciar a "Volta à música" dos eternos rebeldes nas plataformas também nesta quinta-feira (3), com a direito a reedição destes álbuns físicos por lá.

O empresário Guillermo Rosas, da T6H Entertainment, deu uma entrevista recente à revista Billboard e explicou que a marca "RBD" nunca tinha sido renovada com Cris Morena (a autora da novela Rebelde) e a empresa Dori Media Group quando o grupo terminou.

Com o nome recuperado, Guillermo pôde publicar os álbuns e retomar a parceria com a Televisa. "Renovar a licença e agora lançar o catálogo nas plataformas de streaming tem sido um esforço em equipe. Nos últimos dois anos, temos sido realmente persistentes. Mas os fãs são os verdadeiros heróis aqui. Eles continuaram nos cutucando para fazermos nosso trabalho e, bem, nós fizemos", disse ele à publicação.

Guillermo, que também trabalhou com o grupo na época, está a frente de um projeto de reencontro do conjunto, que a princípio, fará uma live no dia 4 de outubro, conhecido como o Dia Mundial do RBD. Esta transmissão ao vivo tem a possibilidade de ser paga e seria o termômetro para viabilizar uma possível turnê mundial dos mexicanos após a pandemia.

VOLTA INCOMPLETA

Todavia, este retorno do grupo, que estava sendo chamado de RB2, não voltará com sua formação original. Alfonso Herrera, que preferiu manter sua carreira de ator, até o presente momento, não está confirmado e não tem participado desta movimentação. Dizem que ele, inclusive, foi responsável pelo fim do RBD em 2008, já que, em contrato, o grupo só seguiria adiante mediante a vontade expressa dos seis integrantes.

Desde a última terça-feira (1), as redes sociais criadas para o projeto RB2 tiveram seus nomes modificados para Ser o Parecer, um dos sucessos do RBD, lançado no disco Celestial (2005).

Pedro Damian, diretor executivo da novela Rebelde e empresário do conjunto na época, também vinha preparando um documentário com imagens inéditas do grupo. Com a discografia liberada, ele também vem comemorando bastante nas redes sociais este possível retorno para dar prosseguimento ao seu projeto.

Todas as novidades sobre a volta do (até então) quinteto mexicano, divulgadas a conta gotas, são acompanhadas sob bastante expectativa. Também pudera, os admiradores que acompanhavam o RBD sabem o que viveram, e fazem questão de dizer até hoje que são da "Geração Rebelde". E ao que tudo indica, após 12 anos, a era do figurino "camisa social branca e gravata vermelha", febre entre os adolescentes da primeira década dos anos 2000, está prestes a virar moda novamente.

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