Edital emergencial

Pernambucanos estão na nova edição de música do Festival Arte como Respiro

Iniciativa do Itaú Cultural acontece de quarta-feira (23) a domingo (27)

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 22/09/2020 às 12:39
JUAREZ VENTURA/DIVULGAÇÃO
FESTIVAL O cantor, compositor e produtor Samico é uma das atrações - FOTO: JUAREZ VENTURA/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Os pernambucanos Samico e Revoredo integram a programação da segunda etapa do segmento de música do Festival Arte Como Respiro. Fruto do edital emergencial lançado pelo Itaú Cultural para auxiliar os profissionais da cultura afetados pela pandemia do novo coronavírus, a ação é realizada de 23 a 27 de setembro no site da instituição (www.itaucultural.org.br).

A maratona de apresentações em formato pocket-show reúne mais de 15 artistas, com projetos autorais e em ritmos variados, de diferentes regiões do Brasil. Além de Pernambuco, há trabalhos da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. As composições autorais estarão disponíveis no site, gratuitamente, por 24h. 

O pernambucano Samigo se apresenta na sexta (25), Samico traz uma mistura entre o reggae e a MPB, com samplers de bateria e contrabaixo. Ele apresenta faixas como Sereia, Além-Mar e Oya.

No domingo (27), quando a noite se inicia com o show do poeta e compositor pernambucano, Revoredo. Em apresentação em voz e violão, o músico transita entre a MPB e a música regional nas suas canções Vingança, Acetona e Areia

Podcasts

Além dos shows, desde os dias 19 e 20, 10 projetos contemplados na categoria Podcast são exibidos nas plataformas digitais dos artistas. Em Na Pisada, programa produzido e idealizado pelo artista pernambucano Karl Marx, o episódio de estreia mergulha sobre a musicalidade do cangaço e a influência dele na música popular brasileira. O podcast Dona Dalva Damiana de Freitas, a Doutora Honoris Causa do samba de roda de Cachoeira, criado pelo baiano Judson Santos, mostra uma entrevista concedida à cantora e pesquisadora Clécia Queiroz.

Encerrando o primeiro bloco, o podcast Fado faz um passeio pela história do Fado, canção popular de Portugal. Apresentado pela musicista Jussara Santos, o programa mostra a relação dela ao estilo, além de explicar as suas influencias dentro da música brasileira. Em seguida, o podcast Notas e Rodapés - #01 Pelão - Um revolucionário da Música Brasileira

Apresentado pelo VJ e músico, Luiz Thunderbird, o podcast História do Rock Brasileiro 1980's foi criado para tentar explicar como esse gênero musical se comportou nos anos 1980, além de contar como as rádios da época tratavam os artistas.Em Histórias bem contadas - #01 Caco Velho, o sambista infernal, o músico gaúcho, Rafael Garcia Rodrigues, conta histórias de brasileiros injustamente desconhecidos.

Criado pela jornalista carioca, Anna Luiza Ferreira Pijnappel, As Compositoras é um programa dedicado exclusivamente para as mulheres compositoras de música erudita. Encerrando a programação, o programa Submarino Tropical #01 Rap Feme, apresentado pela DJ capixaba Deb Feme, faz um panorama musical e político sobre as mulheres latino-americanas e caribenhas dentro do estilo Hip Hop.

 

Comentários

Últimas notícias