O baterista Nick Mason montou uma banda cover da ex-banda dele, a Pink Floyd. Live at the Roundhouse é o disco que a Nick Mason's Saucerful of Secrets acaba de lançar. Para um fã do Pink Floyd, melhor do que isto, só o próprio Pink Floyd. Um desses grupos clássicos pelo qual os fãs nutrem uma admiração quase religiosa. Mundo afora existem centenas de bandas tocando Pink Foyd, uma das mais famosas é a Australian Pink Floyd Show. No Brasil, a Ummagumma The Brazilian Pink Floyd leva ao palco um aparato de luz e efeito especiais quase da mesma dimensão do Pink Floyd inglês.
Nick Mason e a Saucerfull of Secrets tecnicamente é uma banda cover do Pink Floyd, formada em 2018, porém tem sido bastante elogiada pela crítica. É que ela é diferente de explorações de bandas bem sucedidas que não existem mais, a exemplo de uma Dire Straits Experience que já se apresentou no Recife, que tinha um único músico, Chris Whitten, que tocou no Dire Straits, quando o grupo, que tinha acabado no final de 1989, se reuniu em 1991, gravou o último disco de estúdio e fez a última turnê. A Dire Straits Experience é como chamam lá fora tribute band.
A banda Sauceful of Secrets é formada pelo vocalista Gary Kemp (do Spandau Ballet), Guy Pratt (que tocou com o Pink Floyd, como músico contratado), Lee Harris e Dom Bekens. Nick Mason teve a ideia do grupo, quando produziu uma caixa do Pink Floyd. Pensou num cover diferente. Todo repertório do show, registrado num álbum duplo veio da fase pré The Dark Side of the Moon. Canções e temas que o Pink Floyd só tocou na época, sobretudo as músicas da fase com Syd Barrett, coisas como Interstellar Overdrive, See Emily Play, Arnold Lane, Vegetable Man. E de discos em que o PF decantava seu estilo, como Obscured by Cloud, Athom Heart Mother.
ROGER WATERS
Claro, aqui de original só o baterista. Falta o clima de aventura, de quando o Pink Floyd ainda não adentrara o Olimpo dos deuses do rock. Era a banda residente do UFO, badalada casa noturna do americano Joe Boyd, que produziria o primeiro compacto da banda. É simbólico o concerto na Roundhouse, primeira casa onde o Pink Floyd tocou em Londres, em 1966. Mason, por sua vez, não subia num palco desde 2005. Um conforto para a imensa legião de admiradores do PF, que talvez volte a se reunir, mas por enquanto Roger Waters continua afirmando que não tem o menor interesse em que isto aconteça. Se bem que ele deu uma canja num show da Nick Mason's Saucerful of Secrets, no Beacon Theatre, em Nova Iorque, na turnê americana em 2019.
Quando Waters disse que queria tocar na sua banda, Nick Mason achou que estivesse brincando. Mas ele veio ao teatro, e participou em Set the Controls for the Heart of the Sun. Antes de sair do palco, elogiou: "Adorei tocar com você Nick, a propósito, na minha opinião abalizada, vocês soam melhor do que a gente naquela época".
Comentários