Infância Cidadã

DIA DAS CRIANÇAS Marco Zero e parques Santana e da Macaxeira receberam ação educativa do Infância Cidadã, realizado pela TV Jornal

Publicado em 13/10/2020 às 2:00
Leitura:

Há 12 anos, o Dia das Crianças é comemorado pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por meio do projeto Infância Cidadã. A iniciativa, além de celebrar a data, conscientiza a população sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Neste ano, o evento passou por alterações, diante das recomendações dos órgãos de saúde para o combate ao coronavírus. Ações educativas foram realizadas em três pontos da cidade com o patrocínio dos Biscoitos Treloso.

Durante o dia de ontem (12), o Marco Zero e os parques da Macaxeira e Santana receberam animadores e promotores distribuindo biscoitos Treloso, brindes e máscaras com orientações de prevenção da covid-19. As famílias que estavam pelos locais puderam participar desse momento lúdico com responsabilidade.

As amigas Franciane Delgado e Marisangela Sobral aproveitaram o Dia das Crianças para ir ao Parque Santana comemorar com os pequenos Douglas e Estevão. Seguindo as regras de distanciamento social, usando máscaras e álcool em gel, encontrar a ação foi uma surpresa educativa.

"Sempre que estamos com alguma folga em casa, combinamos e trazemos eles para brincar. A gente costuma vir ao parque e encontrar a ação hoje foi muito legal porque aproveitamos para ver o que era e se divertir", conta Franciane.

Mudar o formato do evento Infância Cidadã foi necessário para manter a eficácia do projeto neste período. Levar conscientização para as pessoas em pontos turísticos com grande fluxo de pessoas contribui para continuar lembrando sobre o coronavírus e os cuidados necessários em tempos de pandemia.

"Nós ficamos muito felizes em conseguir realizar o projeto Infância Cidadã para a população do Recife por mais um ano. Mesmo com as adaptações necessárias, informar e levar diversão para as famílias fazem parte do formato dessa iniciativa. A ação educativa integra uma programação que está acontecendo ao longo de todo o mês na TV Jornal e nas redes sociais da emissora", detalha o gerente comercial da TV Jornal, Lino Medeiros.

A programação é composta por vídeos com criadores de conteúdo ensinando a fazer brinquedos lúdicos, acessórios infantis, mágica e tie dye ganhará reforço com um programa comemorativo para as crianças no dia 17. Além do especial, o "Mês das Crianças na TV Jornal" também está exibindo reportagens sobre temas do universo infantil e os direitos das crianças e adolescentes durante os telejornais e programas de entretenimento da emissora.

A intenção de uma programação voltada para as crianças e suas famílias é reforçar as relações que ficaram ainda mais próximas durante o isolamento social. Para a gerente de produto da Treloso, Danielle Braga, o formato que a TV Jornal está trabalhando se alinha com o modelo que a marca está aplicando, de modo a valorizar as conexões familiares.

"A gente entende que, com a restrição de eventos e tudo o mais, a brincadeira tem que acontecer dentro de casa. Então, a gente está apoiando e desenvolvendo projetos como esse para fomentar a relação entre as famílias e as crianças, para que todos possam brincar juntos, aprender juntos e criar laços mais fortes", explica.

Sônia Dias e os netos perceberam o fortalecimento dessa relação durante o isolamento social. Ontem, comemorando o Dia das Crianças no Parque da Macaxeira, ela disse que continua tomando todos os cuidados dentro e fora de casa. "Eu sempre costumo levá-los para os parques porque a mãe deles trabalha e eles ficam comigo. Estamos tomando os cuidados para aproveitar esse dia que é tão importante não só para eles, mas para mim também. É um compromisso que eu guardo pro resto da vida", conta Sônia.

As atividades aconteceram ao longo de todo o dia, nos parques e no Marco Zero, e quem passou pelos locais, como Aldemar Santos e a família, aproveitou o passeio no Recife Antigo para se manter informados. "A gente não costuma vir ao Marco Zero, mas aproveitamos o Dia das Crianças para fazer um passeio com Mariah. Encontrar a ação foi excelente pela forma educativa e lúdica", comenta.

 

Comentários

Últimas notícias