Um líder gravado em doc

HIP HOP

Nathália Pereira
Cadastrado por
Nathália Pereira
Publicado em 13/10/2020 às 2:00
Leitura:

O carioca BK disponibilizou, no último dia 7 de outubro, em seu canal no YouTube, O Líder em Movimento.Doc, filme em curta-metragem que registra os bastidores do processo criativo e de gravação de seu álbum homônimo, lançado há um mês. As dez músicas foram produzidas em um sítio em Nova Friburgo, na serra do Rio de Janeiro, ao longo de sete dias. As imagens são de janeiro, antes, portanto, de ser declarada a pandemia do novo coronavírus.

Em pouco mais de dez minutos, o documentário revela detalhes, das guias às versões finais, da gestação de um dos álbuns de rap mais elogiados do ano, sucessor de Castelos & Ruínas (2016) e Gigantes (2018) - este último também ganhou minidocumentário disponível no canal do rapper. As imagens relatam que O Líder em Movimento teve, por exemplo, faixas gravadas em uma cabine de som feita de colchões e cobertores. Entre cenas de trabalho e momentos de descontração e discussão de ideias, BK aparece ladeado pelos parceiros do selo Pirâmide Perdida Records, que integra e pelo qual lançou seus três álbuns solo.

Além de aproximar o público da gênese do disco que acumula mais de 15 milhões de audições no streaming, o doc o presenteia com conversas em que criador reflete sobre o que fará de sua criatura. Como quando BK opina a respeito de letras que falam sobre amor romântico: "a galera gosta. O desafio é passar a visão e entreter junto".

Direção, filmagem e edição de O Líder em Movimento.Doc são de João Victor Medeiros.

O DISCO

Aos 31 anos, Abebe Bikila Costa Santos, o BK, deu em 2020 mais um passo firme no caminho de consolidação de seu nome como um dos mais interessantes da recente safra do hip hop brasileiro. O Líder em Movimento é um trabalho seguro e maturado, a respeito de angústias, indagações, conquistas e construção de autoestima do povo negro, com tais etapas personificadas no personagem-líder que o batiza.

BK tem crescido exponencialmente e de maneira semelhante ao mineiro Djonga ou o paulista Coruja BC1, com quem forma tríade que representa muito bem a atual cena nacional.

 

Comentários

Últimas notícias