BOA VIAGEM

Degutti já chega conquistando

Marcelo Pereira Marcelo Pereira
Cadastrado por
Marcelo Pereira
Marcelo Pereira
Publicado em 22/10/2020 às 2:00
Leitura:

Eles chegaram em Setúbal sem fazer alarde e logo conquistaram a aprazível freguesia de Boa Viagem. Em menos de dois meses (abriu no dia 28 de agosto), a Degutti Café com Crepe já se incorporou à paisagem e ao cotidiano dos moradores vizinhos à Rua Professor Mário de Castro. No fim de tarde da terça-feira, havia certo frenesi, com todos os espaços disponíveis ocupados.

Numa mesa, um trio trabalhava em seus notebooks enquanto bebericava café, tomava um suco ou fazia um lance (a descrição não permitiu espiar mais detidamente a cena). Um casal de idosos chegou com a filha para o que seria talvez a refeição noturna. Duas senhoras lanchavam e colocavam a conversa em dia. E havia mais. Atentos, os garçons, máscaras ao rosto, anotavam as comandas, faziam sugestões, serviam pedidos, cuidavam de manter as regras de higiene e segurança, passando álcool na mesa, tudo como manda o protocolo.

Alguns frequentadores chegaram lá por acaso, durante uma caminhada ou uma ida ao laboratório de análises clínicas do qual fica defronte. Outros, atraídos pela fama conquistada nos badalados balneários de Tamandaré - onde surgiu há doze anos, a partir do embrião que foi uma sorveteria Zeca's, aberta em 2004 na Pracinha do Hippie - e Maragagogi (AL), concorridíssimos nos verões e feriados passados do Litoral Sul, pré-pandemia do novo coronavírus.

Os elogios no Trip Advisor e nas suas movimentadas redes sociais dão testemunho da qualidade dos crepes (doces e salgadas), tapiocas (simples, rendadas ou gourmet), cuscuz, omeletes, pães torrados (versões de bruschettas), waffles, croissants, sorvetes, shakes e outras gulodices do cardápio - bastante extenso. Para, os fits e low carbs, há saladas e outras opções. E sim, claro, há uma seção somente para cafés (puro; com leite, pasta de cacau e menta; com licor Frangelico, brigadeiro, leite e chocolate, etc, do Café do Brejo e do Grão Moka da Coffeebar), que merece comentários à parte, em outra ocasião.

As receitas dos recheios salgados e doces são em boa parte comuns aos crepes e às tapiocas. Uma sugestão da casa é o Crepe Carneiros, massa gratinada com provolone, camarão, pasta de ricota e azeite, mix de queijos e abacaxi salteado na manteiga. Para os alérgicos a crustáceos, sua variante é o Bela Vista, com a troca da proteína por frango. O mais original é o Tab-moin-daré, com bode muçarela, queijo coalho, tomate, azeitona preta e redução de balsâmico. Mas o campeão é o Farol, com filé, gorgonzola, azeitona e cream cheese. Do Crepe Brie, com o queijo fundido com purê de damasco, espera-se um pouco mais de intensidade no sabor. Se a opção for light, o Almirante leva atum, ricota, cream cheese, tomate e azeitona. E se for diet, o Tropical traz maçã, uva passa, banana e canela.

Se você é daqueles que não dispensam uma tapioca e quer fugir das triviais, experimente a de bacalhau, muçarela, cream cheese e azeitona. Outra opção é a de Brie, damasco e amêndoas (ausentes, infelizmente, no crepe). Por falar de novo em cream cheese: talvez atendendo ao peculiar gosto pernambucano, que vem dos fãs de sushis e temakis espalhados por todo canto, o ingrediente está presente em ene receitas, como se fosse até indispensável. Mas não o é.

Um quesito à parte: os sorvetes e doces. O menu é um perigo para quem tem compulsão a açúcares. As fotografias do cardápio são uma ameaça aos vigilantes do peso e amantes da vida fit. Difícil vai ser não cair na tentação de provar o Pernambucano, com sorvete de tapioca, doce de leite, morango e chantilly ou o Ilusão de Rei, com sorvete de queijo do reino, doce de goiaba e marshmallow maçaricado.

A maioria dos pratos quentes são elaborados na casa. Outros, vêm de fornecedores bem escolhidos como é o caso das massas servidas no almoço estendido (vai até 16h). O menu é enxuto. Destaques para o canelone de queijo e presunto e o rotolone de queijo do reino com molho caseiro à escolha: tomate peneirado, bechamel (mais neutro) e quatro queijos. Há opções também de risotos de frango, tomate seco e camarão. E, para a sobremesa, você nem precisa perguntar qual a sugestão do dia - afinal, os garçons estão sempre atentos a sugerir. Se for torta alemã, nem hesite. A que provei, tinha a consistência perfeita.

Nascida da união da gaúcha Luciane Maioli (Utti) com o pernambucano, Wellington Faria (Dêgo), a Degutti segue uma empresa familiar. Chega ao Recife pelas mãos do jovem casal gaúcho Luiz Emílio Bragagnolo (sobrinho de Utti) e Pâmela Nicola com ambição de firmar âncora e se expandir através de uma rede própria e franquias. Conta para isso com o serviço especializado da Produz, consultoria em food service. E no horizonte, está Salvador, onde em breve chegará ao bairro da Pituba.

Degutti Recife - Rua Professor Mário de Castro, 361, Setúbal, Boa Viagem. Fone: 98105-4033. Aberto de segunda a sexta, das 11h às 21h. Sábado e domingo, das 9h às 21h.Instagram: @degutti_Recife

 

Comentários

Últimas notícias