O bastidores do mundo dos livros raros de Nova York é tema do documentário The Booksellers. O filme promove um passeio pelas livrarias da cidade norte-americana e traz entrevistas com seus principais personagens, os destemidos livreiros. A produção poderá ser vista, de graça, entre esta terça, 27, e o dia 3 de novembro, na plataforma de streaming Videocamp. A iniciativa é o resultado da parceria com a Companhia das Letras.
Leia também: Em 'Despertar os Leões', Ayelet Gundar-Goshen tece um suspense complexo e envolvente
Leia também: Secreto e Proibido: documentário da Netflix retrata um amor escondido por 65 anos
Leia também: Lei Aldir Blanc: expectativa no setor literário pernambucano é que recursos cheguem para todos
O mundo dos livros raros com seus principais personagens - do passado e de hoje - é retratado nesse filme dirigido por D.W. Young, com produção executiva de Parker Posey e com entrevistas que vão da escritora Fran Lebowitz ao jornalista Gay Talese.
The Booksellers também reflete sobre o futuro do livro impresso, em conversas com autores, livreiros e leiloeiros. Nas conversas, algumas curiosidades surgem, como as raridades garimpadas por esses profissionais, com histórias divertidas, mostrando a verdadeira obsessão de colecionadores na busca por raridades.
Além de pensar como será o mundo da literatura no futuro, é, ao mesmo tempo, uma forma de celebrar o livro e suas histórias. O filme foi exibido em festivais no ano passado e chega agora a algumas salas de cinema ao redor do mundo. (Com Maria Fernanda Rodrigues)
Comentários