BAIRRO DO RECIFE

Mais uma luz noCinema do Porto

João Rêgo
Cadastrado por
João Rêgo
Publicado em 04/11/2020 às 2:00
Leitura:

"O cinema é a arte mais tecnológica e a mais coletiva". Com essas palavras, Mário Hélio, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, iniciou a cerimônia que selou a parceria entre a instituição, o Porto Digital e o Ministério da Educação para a criação do Cinema do Porto Digital.

Realizada ontem na nova sala, antes da sua inauguração para convidados, as solenidades contaram com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro; do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; do presidente da Fundaj, Antônio Campos, e do recém-nomeado secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, entre outros.

Sem data para reabertura (muito ainda em razão da não contratação da equipe técnica), o cinema ocupará o 16º andar do Edifício Vasco Rodrigues - Cais do Apolo, nº 222, prédio que abrigava o antigo Banco do Estado de Pernambuco.

A cerimônia serviu para estreitar os laços por trás da iniciativa, que contará com gestão da Fundaj e recursos do governo federal, por meio do Ministério da Educação (assim como já funcionam as duas salas do Cinema da Fundação). A instituição será responsável pela manutenção do andar, como elevadores e eletricidade, além da terceirização de seguranças e bilheteiros. Algo já definido entre a Fundaj e o Porto Digital, que cedeu o espaço do prédio.

Sobre os filmes, a equipe gestora e de curadoria será a mesma do Cinema da Fundação, conhecido por exibir clássicos da sétima arte e filmes alternativos aos circuitos das salas de shoppings. Foi confirmado também a expansão de projetos inclusivos como o Alumiar e a Índigo para o novo Cinema no Porto.

"Estamos trabalhando para que essa terceira sala do Cinema da Fundação seja em breve tão querida e prestigiada quanto as reconhecidas salas no Derby e Museu", disse Ana Farache, coordenadora do Cinema e da Cinemateca Pernambucana. Pierre Lucena também comemorou a parceria. "O cinema pernambucano, de certa forma, passa pelo Porto Digital, aqui no PortoMídia. Aquarius foi finalizado aqui, e Bacurau também".

Na presença de Milton Ribeiro, que fez um discurso protocolar como ministro, Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, falou da autoestima do povo pernambucano e foi o que ressaltou mais veementemente a figura do presidente Jair Bolsonaro, cujo governo ironicamente tem sido um entrave à produção cinematográfica, com paralisação da Ancine. "O governo Bolsonaro está aqui para agregar", disse Machado Neto.

 

Comentários

Últimas notícias