TERROR

Filme 'Os Espetaculares' na Amazon Prime

Daniel Ferreira
Cadastrado por
Daniel Ferreira
Publicado em 16/11/2020 às 2:00
DIVULGAÇÃO
LONGA Produção polonesa está disponível nas plataformas de streaming - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Às vezes, a internet serve de refúgio. Terra de ninguém, onde não precisamos nos identificar e podemos explorar universos que, em situações comuns, não seriam possíveis. Mas tudo em excesso vira vício. Uma alternativa encontrada pelos pais para livrar seus filhos do mal do século, em Sem Conexão, está no meio da floresta, em um acampamento detox. O que eles não imaginam, entretanto, é que a internet não é a vilã da história. Pelo contrário, antes esses adolescentes tivessem ficado em casa, submersos em algoritmos e plataformas de streaming.

O longa-metragem polonês foi adicionado recentemente no catálogo da Netflix e apresenta o caminho de jovens dispostos - ou não, a abandonarem a tecnologia. De maneira literal, eles seguem uma trilha e sequer imaginam que existe a possibilidade de não retornarem - mesmo que, num momento cômico, um dos personagens mencione que muitos desaparecimentos acontecem no meio da mata.

A mistura de terror e suspense vem com uma série de clichês. A garota desajeitada, a bonita, o garanhão e o virgem, todos com o final nas mãos do mal que percorre o interior da floresta.

Não espere encontrar figuras conhecidas por nós, brasileiros, ou pelo menos grande parte. O elenco principal traz os poloneses Julia Wieniawa-Narkiewicz, Michal Lupa, Wiktoria Gasiewska, Stanislaw Cywka e Sebastian Dela. A direção é de Bartosz M. Kowalski e o roteiro de Jan Kwiecinski.

Inovações não é o foco do filme, que já deixa claro quem será o sobrevivente em seus primeiros minutos. A diferença dessa para outras obras do gênero? Praticamente não existe. A prova está nas notas dadas pelos críticos, que definem Sem Conexão como previsível.

A desintoxicação tecnológica mostra que o mundo exterior pode ser mais fatal que o virtual. Sem Conexão acaba de entrar para a lista de filmes slashers que usam de mortes sangrentas e impactantes, mesmo que nada memoráveis. Uma pena que também esteja inserido entre os trabalhos que foram, literalmente, um gasto de dinheiro. Narrativa boa mas que deixa bastante a desejar.

Trazendo justiça, um dos pontos positivos e que merece a devida atenção é o plot de revelação da origem do terror que assombra o trajeto dos jovens. Por isso, talvez, vala a pena tirar alguns minutos de seu dia para conferir. No mais, aquela vontade de repetir para pegar detalhes que passaram despercebidos não vai rolar. Fica para a próxima produção, quem sabe.

Comentários

Últimas notícias