Se na capa de Terra nos Cabelos não houvesse o nome de Tônio Caetano, dificilmente imaginaríamos que sua escrita foi fruto de um exercício tão intenso de alteridade. Os 15 contos - deste que não apenas é o livro vencedor na categoria Conto do Prêmio Sesc de Literatura 2020, como também a estreia deste autor gaúcho - são narrados por mulheres que enfrentam com dignidade e resiliência situações desafiadoras. Algumas banais, fragmentos de um cotidiano historicamente marginalizado, outras mais incomuns e ousadas.
Os contos são curtos, mas Tônio conseguiu explorar com sensibilidade a complexidade de cada uma dessas mulheres. O livro acaba de ser lançado pela Ed. Record (112 pgs., R$ 32,90) e é uma instigante leitura.
E mais, na coluna Escrita desta terça (17):
- A Malê, ótima editora carioca que vem realizando um trabalho inspirador na valorização de autores negros, lança o novo livro de Geni Guimarães. A coletânea Poemas do Regresso marca a volta da autora de 73 anos às livrarias, já que ela estava sem lançar livros há 20 anos.
Haverá uma live no canal do YouTube da editora neste sábado (21), às 17h, com participações de Elizandra Souza e Patrícia Anunciada. Geni Guimarães foi inclusive a homenageada este ano da Balada Literária. Vencedora do Jabuti de 1990 com o autobiográfico A Cor da Ternura, ela é autora de títulos infantis, contos e poesia.
- A jornalista e escritora Marilene Felinto participa da Semana do Livro de Pernambuco, organizado pela Bienal. Nos dias 9 e 10 de dezembro, toda virtual, com homenagem ao centenário de Clarice Lispector. A programação completa será divulgada essa semana.
- A Coordenadoria de Literatura da Secult-PE realiza, nesta quinta, um bate-papo sobre a prosa científica de Gilberto Freyre, celebrando a efeméride de seus 120 anos. Anco Márcio Tenório, Josias de Paula Jr. e Beto Azoubel participam. Às 20h, no YouTube da Secult.
Comentários