Gennaro, um dos principais nomes do forró autêntico, com passagem pelo Trio Nordestino (substituindo Lindú), que tocou e gravou com Luiz Gonzaga, Marinês e Ari Lobo, participa do projeto Vou Contar Pra Vocês, produzido pela Tangram, projeto aprovado pelo Funcultura. As aulas acontecem dias 19, 20 e 21 de novembro, e 10, 11 e 12 de dezembro, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, na Rua da Aurora, 457, Boa Vista. As aulas começam às 19 horas. O ingresso é gratuito e deve ser pego uma hora antes do início de cada espetáculo. Claro, devido à pandemia, os ingressos são limitados, e exige-se o uso de máscara.
Gennaro contará sua trajetória no forró, que se confunde com o próprio gênero a partir da década de 70, quando ainda morava no Rio. Gennaro é alagoano de Marimbondo, começou a tocar sanfona aos 12 anos. Aos 16, passou a animar os bailes de forró no Rio, tornou-se um dos sanfoneiros mais requisitados da cidade para gravar em discos dos mais variados forrozeiros. Acompanhou Marinês, mas não se limitou ao forró. Integrou a banda de Zé Ramalho. Gennaro mora no Recife desde 1993. Aqui fez dupla com a cantora Walkyria, e trabalhou com Alceu Valença, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro, entre muitos outros. Em 2019, recebeu o título de Cidadão Pernambucano.
AULAS
Nas aulas, cada uma com um tema, ele contará sobre sua formação musical, toca as músicas que o influenciaram, fala sobre as especificidades da sanfona, de sua relação com a música nordestina, e com a região em geral. As aulas terão intérpretes em libras.
No dia 14 de dezembro Gennaro ministrará uma oficina gratuita de sanfona de 120 baixos, das 9h às 17h, no Teatro Arraial, com vagas limitadas. Para participar é preciso ter uma sanfona 120 baixos e o mínimo de conhecimento sobre o instrumento. As inscrições para esta oficina pode ser feita até o dia 30 de novembro, pelo e-mail oficina120baixos@tangramcultural.com.br.
Comentários