O fim do ano está chegando e não há perigo em cravar: 2020 foi dominado pelos streamings. Com recordes de receita e boom de usuários, Netflix, Amazon e HBO fizeram sucesso com os amantes de filmes e séries impossibilitados de ir ao cinema. Não muito atrás, as empresas que trabalham com podcasts e músicas também caíram nas graças do público quarentenado. Sem shows, festas e baladas, os streamings de áudio foram o que restaram para comandar a trilha sonora de casa.
Leia também: Veja as séries mais buscadas na internet no Brasil em 2020
Leia também: Veja quais foram os dez filmes mais procurados no Google em 2020 no Brasil
O Spotify, por exemplo, cresceu sua base de usuários, chegando a 299 milhões, com 138 milhões sendo assinantes do Spotify Premium – um aumento de 27% em uma comparação anual.
Liderando o mundo dos streaming de músicas, o streaming de áudio divulgou um top-10 das canções mais escutadas no Brasil – o que deve servir, em certa medida, como um olhar do que bombou nos fones e sons de quem enfrentou este ano atípico.
Então, antes que ele acabe, o JC separou a seleção com algumas dicas para você curtir o fim de 2020 escutando as músicas que o marcaram.
SENTADÃO - Felipe Original, JS o Mão de Ouro, Pedro Sampaio
Começando com um hit produzido pelas mãos abençoadas de JS o Mão de Ouro, ao lado do também pernambucano Felipe Original e o DJ Pedro Sampaio. Sentadão explodiu antes da chegada do coronavírus no Brasil, e foi sucesso no Carnaval.
Cheirosa - Ao Vivo - Jorge & Mateus
"Se eu dissesse que 'tá tudo bem, eu estaria mentido pra vocês". É assim que começa o hit Cheirosa da dupla Jorge & Mateus que conquistou a sofrência dos brasileiros. A música fala sobre a não superação de um relacionamento – e serviu para embalar junto aos clássicos as lives de sucesso dos artistas no Youtube.
Don't Start Now - Dua Lipa
O hit de Dua Lipa foi lançado, na verdade, em 2019. Talvez embalado pelo renascimento das influências do Disco (que se fortaleceram neste ano) e o boom do Tik Tok, Don't Start Now cavou seu lugar na lista como única música internacional.
Barzinho Aleatório - Ao Vivo - Zé Neto & Cristiano
O sertanejo liderou a lista das dez músicas mais ouvidas pelos brasileiros no Spotify. A partir daqui, só músicas do gênero aparecerão. Barzinho Aleatório é apenas uma da dupla Zé Neto e Cristiano a marcar presença na seleção – e por sinal, a que mais encarna o sentimento de sofrência.
Litrão - Ao Vivo - Matheus & Kauan
Litrão, da dupla sertaneja Matheus e Kauan, é uma das poucas que destoaram da sofrência. Com uma letra de caráter duvidosa ("Você decide, a minha boca ou a do litrão"), a música inquere a a parceira a decidir entre aproveitar a vida ou entrar no relacionamento com o eu lírico.
S de Saudade - Luíza & Maurílio, Zé Neto & Cristiano
Zé Neto e Cristiano voltam agora ao lado de Luíza e Maurílio para fazer uma ode à saudade. A música cativou bastante pelo seu tom informal de conversa e coloquialidade (um traço comum no sertanejo). Os versos "Eu não quero beber, eu não quero sair/A vida de solteiro que eu sonhava não era assim" podem ter sido escritos em 2019, mas foi em 2020 que eles mais fizeram sentido.
Volta por Baixo - Ao Vivo - Henrique & Juliano
Henrique e Juliano, donos do hit mais escutados, aparecem antes na lista para quebrar a sofrência e vibrar a vitória sobre a ex-parceira. "Cê deu foi volta por baixo, amor/ Cadê o melhor que eu que você arrumou".
Graveto - Ao Vivo - Marília Mendonça
Como não podia faltar, Marília Mendonça está na seleção com Graveto – canção sobre um relacionamento que inevitavelmente chegaria ao fim.
A Gente Fez Amor - Ao Vivo - Gusttavo Lima
Rei das lives, Gusttavo Lima lançou em 2019 A Gente Fez Amor. O sucesso foi tanto que a música ainda assim aparece como a segunda mais escutada do Spotify em 2020.
Liberdade Provisória - Henrique & Juliano
Segundo o Spotify, a música mais procurada no Brasil este ano foi Liberdade Provisória, da dupla sertaneja Henrique e Juliano. Espécie de sofrência com tons de música animada, o hit acompanha o eu lírico implorando para reatar o relacionamento.
Comentários