Artes cênicas

Agrinez Melo abre inscrições para demonstração da pesquisa 'Dramaturgia dos Orixás'

Programação online e gratuita que acontece nos dias 20, 21 e 22 de janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 14/01/2021 às 17:47
Notícia
X

A atriz, diretora e pesquisadora de teatro Agrinez Melo compartilha com o público uma vivência inédita de sua pesquisa Dramaturgia dos Orixás: Possibilidades de Novas Narrativas Para Um Corpo Negro em Cena. Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, a multiartista promove uma imersão gratuita nos seus processos criativos, através das plataformas YouTube e Google Meet. 

Nas atividades, Agrinez Melo abordará os princípios que compõem sua pesquisa, pautada na cultura afrobrasileira e nas religiões de matriz africana. A demonstração, incentivada pela Lei Aldir Blanc em Pernambuco, dispõe de 15 vagas para artistas, pesquisadores cênicos e público em geral interessado em conhecer e vivenciar a técnica de forma gratuita e virtual. As inscrições podem ser feitas através do email [email protected]. Será conferido certificado aos participantes.

No primeiro dia, será exibido um documentário exclusivo sobre a pesquisa, feito especialmente para a vivência, além de bate-papo ao vivo com a atriz. O encontro acontece no canal “I Pele Ti O Dun” no YouTube e contará com serviços de audiodescrição e intérprete de libras. A programação abordará trabalhos realizados por Agrinez, como o solo Histórias Bordadas em Mim (2016), e o Aldeias, fruto do curso Dramaturgia dos Orixás realizado em 2019.

Nos dois dias seguintes, no Google Meet, os participantes trabalharão sob orientação da pesquisadora, utilizando as técnicas em cima de textos e letras de música para experimentar o conceito para além da teoria. 

 

SOBRE AGRINEZ MELO

Formada em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Agrinez Melo é integrante do grupo O Poste Soluções Luminosas desde 2006 e empreendedora em produção cultural na Doce Agri, focada em acessibilidade no teatro e nas atividades de formação em áreas como figurino, maquiagem e iluminação. Desenvolve cursos online e presenciais focados na dramaturgia ancestral, fincada nas matrizes africanas. Também faz parte da rede de Mulheres Afrocentradas e gerencia o canal "I Pele Ti O Dun" no YouTube, com conteúdo afrocentrado. Já recebeu prêmios como atriz em 2011 e 2014, com os espetáculos “Cordel do Amor Sem Fim” e “ “Anjo Negro”. Foi indicada a Melhor Figurino com os espetáculos “Ombela” e “Histórias Bordadas em Mim”, entre 2015 e 2016.

Tags

Autor