MÚSICA

MC Carol, selecionada pelo YouTube Black Voices, lança 'Levanta Mina'

Artista prepara o lançamento do álbum 'Borogodó' para o primeiro semestre de 2021

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 14/01/2021 às 19:41
AFROAFETO/DIVULGAÇÃO
VISIBILIDADE Carol espera que conquistas inspirem outros artistas - FOTO: AFROAFETO/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Um das vozes mais potentes do funk brasileiro, MC Carol foi selecionada para integrar o YouTube Black Voices, projeto que visa celebrar e divulgar artistas negros de vários países. Como parte da iniciativa, ela lança a música Levanta Mina, nesta sexta-feira (15). O clipe da canção vai ao ar na plataforma de vídeos, ao meio-dia.

Com uma mensagem contundente de empoderamento feminino, da valorização da diversidade dos corpos, da negritude, sexualidade, entre outras questões sociais, a música integra o novo disco de MC Carol, Borogodó, que deve ser lançado ainda neste primeiro semestre.

"Essa música é o primeiro resultado deste projeto com o YouTube. Levanta Mina foi uma música que fiz para mim mesma. Era algo que precisava ouvir. As pessoas conhecem essa mulher engraçada, que fala besteira nas musicas, mas também sou frágil. Todos nós temos nossos dias ruins. Tento dar às pessoas força e auto-estima, mesmo que nem sempre tenha isso em minha vida. Durante toda a minha vida, ouvi pessoas falando coisas horriveis sobre mim. Às vezes, ficava sozinha, triste, queria fugir de tudo. Essa música eu fiz pensando no que gostaria de ouvir pois sei que alguém agora está precisando também", contou a artista em entrevista ao Jornal do Commercio.

Além de Carol, o Vozes Negras do YouTube selecionou, na categoria música, a cantora Urias e Péricles. Nesta semana, como parte da divulgação do projeto, a imagem da artista brasileira foi projetada na Times Square, em Nova York. Ela comemorou o fato, reforçando que se tratava de mais do que uma conquista pessoal. 

"Eu estou ainda sem acreditar. Pra mim, estar só ao lado daqueles artistas brasileiros incríveis, como o Péricles, seria algo incrivel, mas quando eu vi o anúncio com o meu rosto lá em Nova York, onde passei alguns anos atrás me fez pensar muita coisa, sabe?", reforçou. "Eu sou uma mulher negra, periférica, gorda e que faz uma música que muita gente tem muito preconceito. E eu cresci sabendo que ser negro é lutar contra ser diminuído, ser mulher e negra é ter que lutar muito mais. Fico muito honrada de saber que temos parceiros nessa luta, sabe? E sinto que é uma responsabilidade pra mim pra fazer o meu melhor e tentar inspirar outras mulheres negras a colocarem sua voz no mundo. Artistas negros sempreforam minha inspiração, para lutar, para insistir e para perseguir meus objetivos."

Em 2020, MC Carol foi uma das comentaristas do reality show Soltos em Floripa, do Amazon Prime. Ela se diz aberta a novos projetos na televisão, inclusive como atriz. Sobre o novo álbum, Borogodó, ela adianta ainda que deve seguir a linha de seu trabalho anterior, Bandida, unindo músicas de conscientização social e também de teor sexual.

Ouça alguns sucesso de MC Carol:

Comentários

Últimas notícias