Música

Luciano Magno lança álbum 'Solo' em parceria com selo recifense

Novo disco do guitarrista vem focado no jazz e na improvisação

Imagem do autor
Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 20/01/2021 às 14:46 | Atualizado em 22/01/2021 às 6:48
Notícia
X

Com muitos trabalhos divididos entre a cultura popular e as heranças do mundo guitarrístico, o instrumentista baiano Luciano Magno se uniu aos patrimônios imateriais da música brasileira, em especial à sonoridade do Nordeste, para compor Solo, seu novo álbum, que será lançado nesta quinta-feira (21) nas plataformas digitais, e que sairá pelo selo recifense Boa Vista Records.

>> André Rio, Roberto Menescal e Luciano Magno em dose dupla de MPBossa

>> Gravado no Recife, Wesley Safadão lança disco 'Safadão Amplificado'

>> John Geração lança EP misturando forró com funk

Composto de oito faixas autorais, mais uma releitura de Recife Cidade Lendária, do saudoso Capiba, o disco foi gravado ao vivo em outubro de 2020 em apenas uma sessão no Fábrica Estúdios, localizado na capital pernambucana. Com produção musical assinada por Dom Angelo Mongiovi e Bruno Vitorino, SOLO também faz uma imersão no jazz, que rege o aspecto interpretativo de todo o disco.

Assim com os grandes álbuns dos instrumentistas de jazz, Luciano Magno nos apresenta em seu álbum o frevo, o baião, o choro e a bossa nova como matéria-prima e elemento fulcral do jazz brasileiro. Além de ser o primeiro disco de guitarra solo de sua vasta carreira, este novo trabalho impõe-se como verdadeiro documento da guitarra improvisada brasileira.

Entre as faixas do novo álbum, são destaques Chorinho pro Dominguinhos, que traz uma melodia rica e uma técnica de guitarra tersa e Esquentadinho, uma homenagem a Morais Moreira, onde a guitarra, sozinha, infere e irradia toda uma orquestra de frevo das mais quentes, deixam postos o cerne da artisticidade de Luciano. Ouça a versão original da música abaixo:

LANÇAMENTO

Junto ao lançamento de Solo nesta quinta-feira (21) nas plataformas digitais e no Bandcamp, caso os fãs queiram comprar a mídia digital, Luciano Magno fará um live de lançamento em seu canal do YouTube na próxima quinta-feira (28), às 21h (horário local) nos mesmos moldes musicais e visuais em que o disco foi concebido.

Tags

Autor