Artes visuais

Christal Galeria abre com exposição de obras de artistas mulheres

Espaço, localizado no Pina, reúne artistas como Juliana Notari, Ianah, Badida Campos e Christina Machado

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 27/01/2021 às 13:19 | Atualizado em 27/01/2021 às 14:00
X

AChristal Galeria, instalada em um casarão da década de 1940, localizado no número 266 da Rua Estudante Jeremias Bastos, no Pina, abre as portas no dia 26 de janeiro, com uma exposição que carrega o desejo do empreendimento de colocar em diálogo diferentes gerações e poéticas. Intitulada Identidade Matriz, a mostra coletiva congrega artistas — todas mulheres — de Pernambuco e do cenário nacional, na busca por refletir sobre questões como gênero, raça e política. O lançamento ocorre através de uma transmissão ao vivo pelo Instagram (@christalgaleria), às 19h, com participação das artistas.

A ideia da empresária e marchande Christiana Asfora Cavalcanti de montar a galeria já existia desde 2017, mas sua maturação, inclusive conceitual, demandou uma pesquisa intensa que contou com a parceria de Stella Mendes, responsável pela curadoria do espaço.

"A concepção da Christal, para nós, tem muito a ver com o que acreditamos, que é a necessidade de refletir as questões do nosso tempo. A questão do feminismo, neste primeiro momento, nos foi central e permitiu que tocássemos em várias outras temáticas que ela atravessa. Nesse sentido, foi importante para nós representar os talentos pernambucanos e também trazer representantes de outros estados, ressoando essas várias vozes, até porque o meio da arte ainda é excludente para as mulheres", explica Stella, que assina a curadoria da exposição junto a Laurindo Pontes.

>> Leia também: Artista plástica molda vagina de 33 metros em Zona da Mata Sul pernambucana

>> Leia também: Exposição 'Plantas Mágicas de Pernambuco' leva arte e design ao Cais do Sertão

>> Leia também: Galerias de arte investem no mercado online para enfrentar crise

A coletiva ocupará os dois ambientes fechados que se interligam como áreas expositivas, além dos espaços externos da galeria, que totalizam 300 m². Em exibição estarão trabalhos em técnicas e suportes diversos, como pintura, fotografia, escultura, instalação e site-specific. As obras apresentam a pluralidade de visões de artistas como a gaúcha Regina Silveira, de 82 anos, que expõe pela primeira vez no Recife; e a paraense Berna Reale, vencedora do Prêmio Pipa Online 2012.

De Pernambuco, há representantes das artes visuais de diferentes gerações. Tereza Costa Rêgo, uma das maiores referências da arte moderna no Estado, falecida em 2020, ganha uma homenagem com a exposição da tela Auto-Retrato. Juliana Notari, que recentemente levantou debates com a obra Diva, apresenta seu trabalho ao lado da cearense Babida Campos e da paraense Christina Machado, ambas radicadas no Recife; além de Ana Flávia Mendonça, Nathália Ferreira (Nathê), Ianah, Laura Melo, Náiade Lins, Priscila Lins e Roberta Guimarães. A mostra fica em cartaz até o dia 28 de março.

"Nossa ideia é, no futuro, trabalhar com diferentes linguagens artísticas e também possibilitar encontros voltados para a formação, com cursos e palestras", reforça Stella.

A partir de fevereiro, o espaço abrigará também um café e restaurante comandado pela chef Maia Deva, que tem como diretriz a cozinha consciente.

Tags

Autor