Artes visuais

Galerias de arte investem no mercado online para enfrentar crise

Espaços como a Amparo 60 têm buscado soluções para aquecer as vendas e manter circuito da arte em movimento

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 02/06/2020 às 10:48 | Atualizado em 02/06/2020 às 12:45
 Edmar Melo
Lúcia Costa entende migração para o online como parte de uma transformação e que galerias precisarão se unir para superar a crise - FOTO: Edmar Melo

Os últimos anos têm sido duros para o mercado da arte, com crises políticas e econômicas. O aprofundamento dessas dificuldades em decorrência da pandemia do coronavírus - e o consequente fechamento dos espaços físicos de comercialização e das instituições voltadas para o setor - tem estimulado galeristas e artistas a buscar soluções para reverter o quadro. Em Pernambuco, galerias estão investindo no comércio virtual e em atividades nas redes sociais para atrair novos clientes e fomentar a produção artística.

Com 21 anos no mercado, a Amparo 60 acaba de lançar sua loja virtual (www.amparo60.iluria.com). O projeto já estava nos planos de Lúcia Santos para 2020, mas foi acelerado com a eclosão da pandemia, uma vez que o espaço físico da galeria, no Edifício Califórnia, em Boa Viagem, precisou fechar as portas temporariamente. Na plataforma, estão obras do casting da galeria, como Juliana Lapa, Derlon e Alice Vinagre, com recorte em trabalhos com valores mais acessíveis.

“A gente já sentia umas oscilações no mercado e a necessidade de estarmos mais presentes no mercado digital. Já estava sendo mais difícil tirar as pessoas de casa, fazer com que visitassem as galerias, o que se refletiu em um 2019 complicado”, conta Lúcia. “Esta fase é de teste, pretendemos expandir o site, encontrar parceiros, promover mais ações. Mais do que uma galeria, somos um espaço cultural e fazemos parte de uma cadeia que envolve muita gente que precisa trabalhar.”

>> José Guedes retorna à Galeria Amparo 60 com a mostra 'Fênix'

>> Exposição reúne três grandes artistas pernambucanas na galeria Amparo 60

Lúcia Santos ressalta ainda que entre as dificuldades enfrentadas pelas galerias está ainda necessidade de manutenção das obras nos espaços físicos, o que tem exigido um planejamento especial, com a equipe de revezando nas funções.

Localizada no Bairro do Recife, a Arte Plural Galeria também planeja abrir uma loja virtual, em outubro. Enquanto isso, disponibiliza seu acervo para consulta através do site (www.artepluralgaleria.com.br) e está funcionando com visitas previamente agendadas. O empreendimento, que comemora 15 anos em atividade, também promove dois projetos para dar visibilidade aos artistas locais durante o isolamento social. O primeiro é Retratos da Quarentena, com Renato Vale, no qual cria uma obra a partir de imagens enviadas pelo contratante; e o #aartenaopodeparar, com divulgação de obras dos artistas do casting através das redes sociais.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Retratos de Quarentena por Renato Valle(@renatovalle.art). . No atual momento de distanciamento social, a Arte Plural Galeria, em parceria com o artista Renato Valle, inicia uma nova ação dentro do projeto #aartenãopodeparar Os “Retratos de Quarentena" são obras realizadas sob encomenda, em grafite sobre papel, no formato 21 x 15 centímetros. . Quem se interessar, deve enviar de três a cinco fotos, todas tiradas com liberdade, do rosto, busto, frente ou perfil; A iluminação deve ser natural (nunca usar flash). . O retrato será feito a partir de uma das fotografias enviadas, em interpretação livre, sempre preservando as principais características da pessoa retratada. . Cada Retrato de Quarentena custa R$ 400,00 - formato 21 x 15 cm. Para mais informações contate-nos pelo direct ou nosso whatsapp: (81) 98861-7198 ou através de nosso e-mail: [email protected]

Uma publicação compartilhada por Arte Plural Galeria (@arte_plural_galeria) em

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Piera Lobo reside no Recife, formada pela Universidade Católica de Pernambuco em fotografia. Artista, impressora e tradutora/intérprete de italiano. Trabalha no Atelier de Impressão Fine Art, onde diariamente tem contato com a fotografia e com isso também aprimorou o olhar e o cuidado com a obra de arte. Com ênfase na fotografia documental, autoral e vídeo-arte, prefere não limitar e sim expandir as áreas e interesses artísticos. . Passa pro lado e confere alguns trabalhos da artista, disponíveis em nosso acervo. ???? . Obra 1 e 2: Série Hipocondríacos, Vênus e Dalí, aplicação sobre fotografia, fotografia impressa. Pigmento mineral sobre tela 395g - polycotton, 60x45cm, tiragem 1 de 20; Obra 3 e 4 : Fotografia P&B semi brilho, Canson Platine Fibre Rag, 45 x 60 cm, tiragem 1 de 10. . #aartenãopodeparar #pieralobo #fotografia #photography

Uma publicação compartilhada por Arte Plural Galeria (@arte_plural_galeria) em

Plataformas como o Instagram, inclusive, têm sido utilizadas pelas galerias como uma maneira de estimular atividades e estreitar a relação com o público. A Amparo 60 tem feito lives semanais, às quintas-feiras, sempre às 19h, com artistas de seu casting e convidados. Cláudia Aires, que mantém a Nuvem Produções com Guga Marques, também tem utilizado a rede social para fomentar o debate em torno da produção artística e do mercado da arte, sempre às segundas-feiras.

A Nuvem, explica Cláudia, nasceu no ambiente virtual, com uma loja online (www.nuvemstore.iluria.com), e só posteriormente teve um espaço físico, na Galeria Joana D’Arc, de 2013 a 2017. Na internet, o projeto manteve sua proposta de evidenciar novos artistas, além de fortalecer artistas com uma trajetória já consolidada.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Chega a segunda e mais um Artista Parceiro aporta na Nuvem! Hoje, apresentamos a brasiliense radicada no Recife, Renata Bn. . A artista dosponibilizou 4 obras originais, que ja? esta?o online na nossa Galeria Virtual, a Nuvem Store (link na bio). . Renata Bn e? natural de Brasi?lia e e radicada no Recife. Os principais meios com os quais a artista desenvolve os seus trabalhos sa?o o desenho e a colagem. As criac?o?es surgem dos seus encontros com pessoas, objetos e lugares. . Obs: As entregas so? sera?o feitas apo?s o fim do lockdown na cidade do Recife. . Para mais infos, e? so? falar com a gente nos seguintes canais: - Direct aqui no insta; - whats 81 9 99226-9461; - E-mail [email protected]. . #nuvem9anos #novosartistasnuvem #nuvemstore #compredopequeno #fiqueemcasa

Uma publicação compartilhada por Nuvem Produções (@nuvempro) em

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Primeira edição com Diogo Viana Arquiteto e colecionador de Recife

Uma publicação compartilhada por Nuvem Produções (@nuvempro) em

“Já surgimos no mercado sem essa divisão entre o físico e o online e sempre investimos em um catálogo de obras acessível, que pudesse dialogar com um público interessado em arte que não necessariamente tivesse um grande poder aquisitivo. Nosso perfil de comprador é o do novo colecionador, de profissionais liberais. Mas, o mercado já está em baixa há algum tempo, sinto que especialmente desde 2017, quando se aprofundou a crise institucional no Brasil e o achincalhamento da classe artística por parte de um setor reacionário”, explica Cláudia.

Entre os projetos da Nuvem está o foco semanal na produção de um artista, com publicações nas redes sociais, além das transmissões ao vivo. Cláudia observa um retorno positivo dessas ações e vê uma troca importante com o público e com a classe artística.

Para Yêda Bezerra de Melo, que mantém com Renata Victor a DuoGaleria (www.duogaleria.com.br), focada na produção fotográfica de ambas o e-commerce de arte passa por uma ressignificaçao. A galeria, que sempre foi virtual, deve passar em breve por algumas mudanças para dialogar com as necessidades do momento, propondo ações solidárias para auxiliar no combate à pandemia.

Divulgação
Yêda Bezerra de Melo e Renata Victor mantêm a DuoGaleria, espaço voltado para comercialização virtual de suas fotografias - Divulgação

“É compreensível que, neste primeiro momento, as pessoas estejam direcionando seus gastos para itens de primeira necessidade e estejam com medo de investir em arte”, pontua Yêda. “Mas, a venda das fotos também impulsiona a economia da cadeia que envolve a fotografia: nós (artistas), os arquitetos, impressores e entregadores.”

Yêda Bezarra de Melo/oDivulgação
Yêda vê o momento como delicado, mas acredita que solidariedade dos artistas e compradores pode contribuir na luta contra a pandemia - Yêda Bezarra de Melo/oDivulgação

Lúcia Santos enfatiza que este momento de busca por soluções vai exigir não só a criatividade de cada empreendedor, como também a colaboração das galerias entre si, além dos artistas. Antes da pandemia, a Amparo 60 tinha recém-inaugurado uma exposição com José Guedes e planejava outra com Márcio Almeida. Uma ideia para não promover mais atividades é, em breve, investir em mostras virtuais, alternativa que foi empreendida recentemente pela Galeria Ranulpho com a exposição Pérolas Preciosas.

>> Galeria Ranulpho promove sua primeira exposição virtual

>> Lei de Emergência Cultural é Aprovada na Câmara dos Deputados

Assim como as galerias, as instituições de arte têm buscado soluções para auxiliar a cadeia produtiva neste momento, a exemplo do Itaú Cultural, que recentemente selecionou sete artistas pernambucanos, entre eles Alcione Ferreira, Renato Valle e Bruno Vieira, em seu edital emergencial para as artes visuais.

Comentários

Últimas notícias