Streaming

'O Tigre Branco', da Netflix, lança olhar sobre as injustiças sociais

Filme mostra os efeitos da permanência do sistema de castas na Índia

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 02/02/2021 às 11:00
X

Apesar das culturas distintas, a Índia e o Brasil guardam algumas semelhanças — entre elas, uma desigualdade social estruturante, que priva grande parte da população do mínimo para viver dignamente. Por isso, assistir ao filme O Tigre Branco é uma experiência que deve reverberar no espectador brasileiro. Uma produção original da Netflix, o longa constrói uma análise instigante sobre o capitalismo contemporâneo e a manutenção dos privilégios de classe, ancorado em um roteiro denso e em atuações vigorosas.

Adaptado do livro homônimo escrito por Aravind Adiga e vencedor do Man Booker de 2008, O Tigre Branco acompanha a trajetória de Balram Halwai (Adarsh Gourav), um jovem de uma comunidade rural da Índia, onde vive com sua numerosa família em uma situação de extrema pobreza. Inteligente e curioso, ele almeja transformar sua vida e vê na educação a forma de atingir seu objetivo.

Na infância, chega a ser selecionado para estudar em uma grande cidade, mas tem seus objetivos mudados com a morte de seu pai e a intervenção da avó tirana, por quem não nutre afeto. Um dia, ele vê a oportunidade de ascender socialmente tornando-se motorista de Ashok (Rajkummar Rao), filho de um poderoso empresário da região que extorque a população com recolhimento ilegal de impostos. Para isso, Balram aprende a dirigir e começa, pouco a pouco, a ultrapassar barreiras morais.

Ashok parece representar o oposto de seu corrupto pai: após uma temporada nos Estados Unidos, ele e sua esposa, Pinky (Priyanka Chopra Jonas, que também produz o filme) chegam à Índia com ideias de renovação; criticam as disparidades sociais e a forma desumana como são tratados os pobres. Como motorista do casal, Balram se submete a vários tipos de humilhação e pouco a pouco percebe que, apesar de colocarem no discurso o desejo por transformação, seus novos patrões são igualmente preconceituosos e incapazes de abrir mão de seus privilégios.

Narrado de forma não linear, O Tigre Branco nos apresenta o cenário da tragédia que irá dar tom ao filme logo nos primeiros minutos, mas não se apressa em construir todas as tensões que culminam nesse determinado fato. Ao narrar a trajetória de Balram e sua crescente autoconsciência das injustiças que afetam não só a ele, mas a maior parte da população indiana, o diretor Ramin Bahrani (também responsável pelo roteiro) tece também um comentário sobre a situação de vários países "em desenvolvimento".

O filme esmiúça a crueldade da concentração de renda e de como as benesses do crescimento econômico quase sempre se dão a partir do massacre físico e emocional da população, privada de dignidade e desestimulada a lutar por transformações em seu benefício e a derrubar os poderosos que a oprime. Balram se torna uma representação dos milhões de rostos e corpos descartáveis pelo capitalismo — questão que é brilhantemente tratada no filme.

O protagonista Adarsh Gourav brilha. Sua atuação é cheia de nuances e expressa de forma intensa a jornada emocional de Balram. Para se preparar para o papel, o ator, que desbancou vários astros de Bollywood, chegou a morar anonimamente em uma vila remota e trabalhou na limpeza de pratos, em uma jornada de 12 horas diárias. Com a competição acirrada deste ano, ele deve ficar de fora do Oscar, mas não deveria: sua performance é hipnotizante.

Um dos melhores lançamentos recentes da Netflix, O Tigre Branco oferece entretenimento e material para reflexão, em um misto de sentimentos que deve permanecer com o espectador muito após o término da sessão.

Tags

Autor