FOLIA

Fundaj promove o Carnaval de Todos os Tons, com exposição e ações online

Atividades serão gratuitas e contarão com homenagem a Antonio Maria e Maestro Duda

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 05/02/2021 às 16:10
DIVULGAÇÃO
La Ursa é tema de exposição na Fundaj - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

A Fundação Joaquim Nabuco realiza de 8  até o dia 17 janeiro o Carnaval de Todos os Tons. Montada pela Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), a programação reúne exposições, lançamento de concurso de frevo, exibição de filmes, oficina de fantasia de papel e filmes.

Dois pernambucanos são os homenageados: o cronista Antônio Maria, cujo centenário é comemorado no dia 17 de março, e o Maestro Duda. A programação virtual será exibida pelo canal no YouTube Fundaj Oficial e replicada nas demais redes sociais da instituição.

O evento conta, ainda, com duas exposições: Carnaval, Nassau, Frevo, Cana e Caju, com os desenhos de fantasias criadas pelo artista plástico Manoel Bandeira (1900-1964), no fim da década de 1930, no Piso 1 do Shopping Center Recife; e a mostra La Ursa, com registros do acervo do Cehibra focados no personagem da brincadeira, nas redes sociais.

Também nas redes sociais o público infantil confere a oficina preparada pela Coordenação de Ações Educativas do Muhne. Em diálogo com a exposição de desenhos de fantasias do artista plástico Manoel Bandeira, a meninada vai aprender a confeccionar fantasias de papel. O tutorial online contará com a facilitação do arte-educador Emerson Pontes.

Cinema

Dentro da programação, a Cinemateca Pernambucana preparou a Mostra de Carnaval, com filmes que abordam a temática e estarão disponíveis em uma sessão especial na home do site www.cinematecapernambucana.com.br.

Com curadoria da coordenadora do Cinema da Fundação e da Cinemateca Pernambucana, Ana Farache, o público irá conferir títulos documentais como Olha o Frevo (1970), no qual o diretor Rucker Vieira passeia pela história e tradição do ritmo no seu estado de origem. Quatro décadas depois, a documentarista Dea Ferraz reúne a nata em Sete Corações (2014), do Maestro Duda ao Maestro José Menezes (em memória).

Comentários

Últimas notícias