Geek

Pokemón completa 25 anos com novos produtos para videogame

Serão dois novos jogos da franquia, ambos situados na fictícia região de Sinnoh

Imagem do autor
Cadastrado por

Agência Brasil

Publicado em 04/03/2021 às 13:05
Notícia
X

O aniversário de 25 anos de Pokémon, completados no último sábado (27), foi celebrado pela Pokémon Company com a revelação de dois novos jogos, ambos com histórias situadas na fictícia região de Sinnoh. O maior destaque é Pokémon Legends: Arceus. Mas, antes de comentar sobre ele, vale falar do outro título anunciado.

Pokémon Brillant Diamond/Shining Pearl (Switch), com lançamento previsto para o fim deste ano, é o esperado remake da quarta geração, Diamond & Pearl, lançado originalmente em 2006 para o Nintendo DS. Os fãs esperavam pela volta da região de Sinnoh desde Pokémon Omega Ruby e Alpha Saphire que, em 2014, trouxeram de volta a região de Hoenn no Nintendo 3DS.

A novidade chega com um detalhe interessante: pela primeira vez, um jogo da série principal (ou remake dele) não está sendo feito pela Game Freak, e sim por um estúdio japonês até então desconhecido, o ILCA. Trata-se de uma cópia quase exata do original, na qual a principal mudança é o visual aprimorado em perspectiva isométrica.

Este promete ser o primeiro título do ILCA que, até então, só havia dado suporte a games de companhias diversas, como Ace Combat 7: Skies Unknown, Dragon Quest XI e Yakuza 0. Todo o desenvolvimento será supervisionado pela Game Freak, com a participação dos diretores dos jogos originais Junichi Masuda e Yuichi Ueda.

A Game Freak, vale lembrar, é a criadora original das aventuras de Pikachu e companhia, tendo desenvolvido o primeiro jogo da série, Pokémon Red e Green, publicado pela Nintendo. Com uma fórmula inovadora, o game não só deu sobrevida ao videogame portátil Game Boy, que parecia viver seus últimos anos, como deu início a um império dos negócios que já superou os US$ 100 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 560 bilhões).

 

A receita deu tão certo que a Game Freak a repetiu em todos as sequências, com pequenas modificações e tímidas evoluções de visual. O sucesso de crítica e vendas se manteve. O título mais recente, Sword & Shield, ultrapassou a marca de 20 milhões de unidades, atrás apenas dos clássicos do Game Boy Pokémon Gold/Silver (23,1 mi) e Pokémon Red/Blue (31,68 mi).

Ainda assim, ao menos para os mais antigos fãs, Pokémon cada vez mais parece mais do mesmo. A inovação ficou restrita a outros games licenciados pela Pokémon Company, como Pokémon Snap e mais recentemente Pokémon Go. Da Game Freak, a maior novidade nos últimos anos foi o novo método de captura e encontro de monstrinhos selvagens introduzidas no spin-off Let´s go Pikachu/Let´s Go Eevee. Algumas destes atributos foram depois implementados em Pokémon Sword & Shield e nas expansões Isle of Armor e The Crown Tundra.

Agora, a Game Freak aposta em um novo game derivado para testar novas mecânicas de jogo. Pokémon Legends: Arceus (Switch), previsto para 2022, parece ter buscado inspiração em um outro sucesso da Nintendo, The Legend of Zelda: Breath of The Wild (BotW). A julgar pelo trailer divulgado, a ideia é deixar de lado a mecânica baseada em turnos e apostar em capturas e batalhas em tempo real. Tudo isso em um vasto mapa de mundo aberto da região de Sinnoh (que, por sua vez, é baseada na ilha de Hokkaido, no norte do Japão).

As possibilidades são muitas e há vários anos são discutidas pelos fãs. É fácil se empolgar depois de assistir às imagens exibidas, embora elas mais realçem perguntas do que entreguem respostas sobre o game. Um detalhe, porém, não passou despercebido por muita gente: o visual do game ainda parece aquém do que o Switch é capaz de entregar, vide títulos como Link´s Awakening, Super Mario Odyssey ou o próprio BotW. Essa é, aliás, uma crítica recorrente nos jogos da série, principalmente naqueles mais recentes (e que também recaiu sobre o remake anunciado na semana passada). 

Não mexer em time que está ganhando talvez seja parte do segredo que explica o sucesso da franquia Pokémon ainda nos dias de hoje, capaz de continuar encantando novas gerações de consumidores. Para quem viveu ao máximo a febre Pokémon nos anos iniciais, como eu, é difícil não sentir um certo ceticismo frente a tanto conservadorismo da Game Freak. Torço para que sejamos surpreendidos desta vez.

Tags

Autor