Cinema

Janela Internacional de Cinema divulga programação; confira

Edição online acontece de 6 a 10 de março, com atividades gratuitas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/03/2021 às 16:17
LEILA FUGI/DIVULGAÇÃO
Fernanda Montenegro já foi eleita para a Academia Brasileira de Letras. Após acidente, atriz faz uso de aparelho de emergência - FOTO: LEILA FUGI/DIVULGAÇÃO
Leitura:

O Janela Internacional de Cinema do Recife realiza sua décima terceira edição de 06 a 10 de março de 2021, em formato inteiramente online. Nesta edição, o festival gira em torno do tema "Eu Me Lembro", abordando a importância das memórias individuais e coletivas, dos arquivos e da preservação das histórias filmadas.

Os diretores artísticos do festival, Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux, junto ao coordenador de programação Luís Fernando Moura e à produtora Dora Amorim, idealizaram esta edição experimental como uma oportunidade de conversar sobre Cinema e Cultura durante a pandemia, além de reunir filmes raros do século passado e um conjunto de trabalhos criados especialmente para o festival e que estreiam nele.

A maratona cinematográfica, que é normalmente realizado nos meses de outubro ou novembro, com sessões nos cinemas São Luiz e da Fundação Joaquim Nabuco, não ocorreu em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. Este ano, os encontros e as exibições serão realizadas de maneira remota e gratuita através do site do Janela.

A programação desta edição especial é formada por várias atividades, entre elas seis encontros intitulados Aulas do Janela. Também integram o festival o programa Eu Me Lembro com filmes exclusivos criados por realizadores brasileiros e estrangeiros a convite do festival; e o programa Forum 50: Episódios de Luta, com foco nas lutas anticoloniais no continente africano e nos movimentos de libertação negra intercontinental.

O público também poderá conferir a sessão Arquivos Brasileiros, que recupera filmes raros; e a intervenção urbana “Respire”, do Coquevídeo, que será realizada numa data futura, por causa da atual situação de saúde pública nesta pandemia.

Toda a programação (que pode ser conferida no site do evento) é gratuita e os filmes mostra “Eu Me Lembro” ficam acessíveis de 06 a 10 de março. Os filmes dos programas Forum 50: Episódios de Luta e Arquivos Brasileiros serão disponibilizados (streaming) por 24h. Para assistir o programa Forum 50, é necessário fazer um cadastro gratuito no site do Janela. Na quarta (09/03), os filmes de ambos os programas terão reprise por mais 24h.

Já as Aulas do Janela serão transmitidas ao vivo. Os cem primeiros inscritos em cada aula terão acesso ao encontro online através da plataforma Zoom. Os demais interessados poderão assistir a transmissão ao vivo pelo site.

CONVERSAS

O festival terá uma série de encontros para conversar sobre cinema e cultura, com nomes como as atrizes Maeve Jinkings e Fernanda Montenegro, a crítica de cinema e professora Kênia Freitas e a diretora de cinema e atriz francesa Mati Diop, esta vencedora do Grande Prêmio do Festival de Cannes em 2019, com "Atlantique", seu primeiro longa-metragem.

Num dos encontros, Luís Fernando Moura, um dos curadores do Janela, conversa com integrantes do coletivo @saquinhodelixo (perfil no Instagram) sobre o tema “Novos arquivos, ou como não fazer uma página de memes”.

Em outra aula, Luís Fernando Moura conversa com as curadoras e pesquisadoras Jacqueline Nsiah e Janaína Oliveira sobre “Lutas negras 50 anos depois, ou desbravando episódios de cinema e rebelião”. A conversa trará o debate sobre os filmes apresentados no programa Fórum 50: Episódios de Luta.

Colocando em debate a importância das cinematecas, Débora Butruce conversa com Tiago Baptista sobre “Preservar, restaurar filmes em tempos de desmonte e de aliança”. Débora é presidenta da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e Tiago é diretor do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, centro de conservação da Cinemateca Portuguesa.

Na última aula, Kleber Mendonça Filho conversa com as artistas e pesquisadoras Bruna Rafaella, Vi Brasil e o diretor de cinema e preparador de elenco Leonardo Lacca o trabalho do coletivo Risco!. O grupo de artistas Risco! que promove uma transição entre diversas linguagens a partir do princípio de desenho com modelo vivo em tempos remotos.


MEMÓRIAS

O programa Eu Me Lembro reúne filmes de Anna Muylaert, Bruno Ribeiro, João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata (Portugal), Kaique Brito, Lia Letícia, Nele Wohlatz (Alemanha) e Sergio Silva. Na segunda (08/03), às 19h, haverá um encontro online com as realizadoras e realizadores com mediação de Luís Fernando Moura e Kleber Mendonça Filho.

Em parceria com o festival de Berlim, o Janela Internacional de Cinema do Recife apresenta o programa especial Forum 50: Episódios de Luta, um recorte da programação exibida há 50 anos, na primeira edição da mostra Forum, criada em 1971 na Berlinale, para dar vazão à ebulição política, cultural e artística que tomava o mundo e o cinema independente naquele momento. Outros recortes da mostra passaram por Nova Iorque, Lisboa e Hong Kong.

DIVULGAÇÃO
'Angela - Retrato de Uma Revolucionária' é uma das obras que integram o Janela virtual - DIVULGAÇÃO


A programação traz ainda filmes de acervo do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e da Cinemateca do do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: SRTV 307 – Cinemateca: Almoço na Cinédia – Nosso Cinema 80 anos (Martha Alencar e José Carlos Asbeg (supervisão), 1978, 11’), Pérola Negra (Reinaldo Cozer, 1979, 11’) e Viagem ao Brasil (Voyage au Brésil, Vital Ramos de Castro, 1927, 30’).

DIVULGAÇÃO
'Angela - Retrato de Uma Revolucionária' é uma das obras que integram o Janela virtual - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias