Música

Mú Carvalho lança coletânea especial de trilhas sonoras da Globo

Álbum 'As Canções Que Fiz Para Novelas' resume um pouco da trajetória do experiente músico na emissora, onde está na ativa desde 1994

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 28/03/2021 às 5:00
MARTIN OGOLTER/DIVULGAÇÃO
Exímio músico, Mú Carvalho conta que a música dramatúrgica ajuda a cena a emocionar o público - FOTO: MARTIN OGOLTER/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Qual é a trilha sonora de sua vida? Seria de canções instrumentais ou músicas cantadas? No caso dessa última, quais estilos predominariam? Músicas calmas ou agitadas? Poder pensar nisso é quase raro para quem não está imerso no mundo da música. Não é o caso de Mú Carvalho. O músico de longa data, que fundou o grupo carioca A Cor do Som no final dos anos 1970 — formado pelos músicos de Moraes Moreira após a saída dele dos Novos Baianos — e é coautor de hits como Sapato Velho, de Roupa Nova, e Semente do Amor, do próprio Moreira, tem uma estrada de quase três décadas fazendo trilhas sonoras para novelas e minisséries da TV Globo.

>> Reprise da novela 'Ti-Ti-Ti' começa nesta segunda-feira (29)

>> Novelas chegam a ter mais de 300 músicas na trilha sonora

>> Trilha sonora de 'Chaves' vira sinfonia de orquestra em SP


Para celebrar um pouco dessa trajetória, Mú lançou recentemente nas plataformas digitais o álbum As Canções que Fiz para Novelas (Som Livre, 2021). O projeto destaca 12 músicas compostas e produzidas por ele desde 1994, quando entrou na emissora carioca, e que se tornaram grandes sucessos ao serem executadas na TV.

Ao Jornal do Commercio, Mú Carvalho contou um pouco de sua trajetória artística. "Cresci numa família muito musical. A casa dos meus pais respirava música. Minha mãe era pianista. Tocava peças de Bach, Beethoven, Mozart e Chopin. Todos aqueles compositores eruditos e também alguns brasileiros, como Zequinha de Abreu, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth — este último sempre me interessou e tive muita influência por conta de suas composições; inclusive, lancei um disco em 2013 com arranjos meus para suas músicas", relembra o músico, que também respirava esse ar melódico junto a seus irmãos.

Ao levar sua música para 24 obras entre novelas e minisséries — até o momento —, ele nos detalhou sobre seu ofício de produção musical, além de suas inspirações, que vêm das telonas: "Música dramatúrgica é um outro mundo. A gente tem que 'ajudar' a cena, fazer o povo chorar, rir, se emocionar. A minha escola foi 'no baile', como os músicos falam. E aprendi muito com os grandes compositores do cinema, comprando todos os discos de trilhas sonoras. Ennio Morricone, John Williams, Henry Mancini, esses são gênios!".

MÚSICAS AFETIVAS

Para esta coletânea especial, Mú Carvalho declara que selecionou, em ordem cronológica, canções de várias obras da dramaturgia da Globo. O repertório explora, então, desde a trama Direito de Amar (1987), com Minha Pequena Princesa, até Verão 90 (2019), que traz a atriz Isabelle Drummond interpretando A Volta de uma Estrela.

Uma das faixas especiais e inéditas nas plataformas digitais desse álbum é Chocolate com Pimenta, tema de abertura da novela homônima de 2003, interpretada por Deborah Blando. E Mú explica o carinho por ela. "Cada música é um 'filho', tem sua história. Mas, olha, Chocolate com Pimenta, foi uma felicidade muito grande! Primeiro que tive a honra de compor com Aldir Blanc, um gigante das letras de música, e depois porque foi abertura da novela. Ter uma música tema de abertura é como ganhar na loteria, inclusive literalmente falando", declara.

Além de Deborah Blando (que também está na faixa Contrato Assinado), o álbum ainda traz músicas marcantes interpretadas por Eduardo Dussek (Gula), Chicas (Caras e Bocas), Kelly Key (Vem na Minha), OSócio (O Melhor pra Mim) e Gusttavo Lima (Quem Vem de Longe).

Enquanto Mú Carvalho segue colorindo novelas e séries com suas trilhas sonoras, este álbum remete o público a uma viagem afetiva por esse universo da televisão. "Muitas cenas nem precisam de música, já vi alguns filmes assim, quase sem música. Mas novela é outro papo. Sem música, a dramaturgia não rola. A gente já 'salvou' muito emprego de ator com a ajuda da nossa música", entrega.

DIVULGAÇÃO
CAPA Álbum As Canções que Fiz para Novelas reúne 12 faixas da carreira - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias