vice-governadoria

Exposição celebra a diversidade do olhar feminino na fotografia

O trabalho de 15 fotógrafas pode ser vista no Instagram e Facebook da vice-governadoria

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 06/04/2021 às 8:07
HÉLIA SCHEPPA/DIVULGAÇÃO
SENSIBILIDADE Fotos da série É Cedo, de Hélia Scheppa, são um deleite artístico - FOTO: HÉLIA SCHEPPA/DIVULGAÇÃO
Leitura:

A vice-governadora Luciana Santos usa redes sociais para divulgar o trabalho de 15 fotógrafas. As obras integram a mostra Pelo Nosso Olhar, que ocupa o gabinete da vice e, para chegar a mais gente, virou também virtual.

Pensada para celebrar, no mês de março, a luta das mulheres por igualdade, a exposição coletiva de fotografia Pelo Nosso Olhar, que ocupa as paredes do gabinete da vice-governadora Luciana Santos, agora toma também as redes sociais. Por causa do agravamento da pandemia, que exigiu protocolos mais rígidos, o que era uma mostra presencial, com o trabalho de 15 fotógrafas, passou a ser virtual e poderá ser vista agora no Instagram e Facebook.

Pelo Nosso Olhar é composta por treze peças da exposição É Cedo, da fotógrafa Hélia Scheppa, e outras dezoitos fotografias assinadas por Alcione Ferreira, Ana Araújo, Andréa Rego Barros, Brenda Alcântara, Jan Ribeiro, Jéssica Lopes, Karla Fagundes, Lu Rocha, Olga Wanderley, Priscilla Buhr, Priscilla Melo, Úrsula Freire, Virgínia Ramos e Yeda Bezerra de Melo.

A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade à pluralidade do olhar feminino sobre o mundo, provocando uma reflexão sobre a representação da mulher nas artes – mas não só – e as temáticas que norteiam seu cotidiano.

De acordo com Lu Rocha, assim como em outras áreas, no cenário das artes ainda é muito marcante o destaque dado à presença masculina e, por isso, é relevante que o poder público promova ações com foco na atuação feminina.

“Nesse contexto, ainda muito machista, é preciso que a gente se articule, construa atividades, pontes, que valorizem o trabalho da mulher. Esse projeto - sobretudo num momento de pandemia que afeta duramente os artistas e, sobretudo as mulheres - é um alento, uma forma de reforçar que, sim, as mulheres existem nas artes e produzem trabalhos importantes”, afirmou.

Primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos destaca que a exposição, antes de tudo, é uma janela para divulgar a qualidade da fotografia de Pernambuco. Na sua opinião, é preciso romper o padrão que coloca a mulher em posição de desigualdade no mercado de trabalho, inclusive no meio artístico.

DIVULGAÇÃO
Fotos exposição da vice-governadoria - DIVULGAÇÃO

“Há essa construção machista de que determinados ambientes são tradicionalmente masculinos. É assim com a política, e é assim com a arte. A gente precisa desconstruir isso. A exposição pretendia trazer para o espaço do exercício institucional da política uma manifestação artística tão singular, como a fotografia, que carrega em si a sensibilidade, a beleza e a denúncia. E faz isso a partir de olhares femininos. Com o agravamento da pandemia, decidimos transportar a iniciativa para as redes sociais, para que mais gente possa admirar os trabalhos”, disse.

Autora da série É Cedo, que é quase uma mostra dentro da mostra, Helia Scheppa adianta que o ensaio, produzido durante oito anos, retrata a relação entre uma criança e uma idosa – sua afilhada e sua avó de consideração, que faleceu no ano passado. O trabalho já havia sido exibido em 2018, na galeria Arte Plural.

“É uma honra ter minhas imagens, produzidas com tanto afeto e durante tanto tempo, ocupando um espaço tão inédito e diferenciado. A vice-governadora Luciana Santos tem um papel fundamental nisso tudo, por entender a arte como forma de manifestação social”, apontou.

DIVULGAÇÃO
Fotos exposição da vice-governadoria - DIVULGAÇÃO


RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
FAVORÁVEL Luciana Santos defende unidade entre partidos do bloco - FOTO:RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Fotos exposição da vice-governadoria - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias