Agreste

São João de Caruaru é cancelado pelo segundo ano consecutivo por causa da covid-19

Informação foi confirmada pelo presidente da Fundação de Cultura e Turismo da cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 07/04/2021 às 10:44 | Atualizado em 13/04/2021 às 8:16
Notícia
X

Por conta do aumento de infectados e mortos pelo novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, decidiu não realizar, por mais um ano, a tradicional festa de São João, que sempre reuniu milhares de pessoas.

A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, Rubens Júnior, em entrevista à Rádio Jornal Caruaru. "Ainda não temos segurança para um evento do porte do São João de Caruaru", comentou.

>> Paul McCartney não crê em shows em 2021

>> Fundaj quer tornar Paixão de Cristo de Nova Jerusalém Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil

>> Profissionais criticam a proibição de eventos anunciada pelo governo de Pernambuco por causa da covid-19

>> Cancelamento do São João provoca prejuízo milionário no interior de Pernambuco

De acordo com Rubens, há, também, uma determinação que destina os recursos de eventos para o combate à pandemia. "Estaríamos nesse início do mês de abril a todo vapor com licitações, com contratações, providenciando os contratos dos artistas, mas infelizmente nada pode acontecer por determinação do Tribunal de Contas, que todo recurso para evento deve ser destinado ao combate à covid-19, não posso contratar palco, luz, som. Além do mais, não temos segurança sanitária para realizar um evento de porte", afirmou.

Confira trecho da entrevista com Rubens Júnior

O Brasil bateu a triste marca de 4 mil mortes por covid-19 registradas em um dia pela 1ª vez e soma 337,6 mil na pandemia. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (7). O País contabilizou 13.106.058 casos da doença desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa.

Rubens disse estar recebendo artistas que estão preocupados com a situação. Hoje, Caruaru já conta com patrocínios fechados para o São João 2021 e a Fundação de Cultura tenta mantê-los. "Temos o Bradesco e a Heineken, são dois patrocinadores que tinham contrato para 2020, como não aconteceu, prorrogaram para 2021 e negociamos prorrogar para 2022 com aporte de recursos aos artistas que participaram do São João de 2019 e procuramos recursos, também, com a Caixa Econômica", disse.

Auxílio

Durante a entrevista, Rubens comentou sobre a possibilidade de um auxílio para artistas locais, mas disse ainda não haver nada resolvido sobre o assunto. Em 2020, com o cancelamento da festividade, a Prefeitura de Caruaru lançou uma campanha solidária para arrecadar doações à cadeia produtiva da cidade.

Tags

Autor