FILME

'Nomadland' se consagra no Bafta; Hopkins ganha prêmio de melhor ator

Filme se consagra como favorito no Oscar que será dia 25

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/04/2021 às 9:37
AMY SUSSMAN/AFP
PREMIADAS Chloé Zhao, diretora, e Francis McDormand, atriz, de Nomadland - FOTO: AMY SUSSMAN/AFP
Leitura:

A duas semanas do Oscar, "Nomadland", filme da diretora chinesa Chloé Zhao, triunfou, domingo (11), no Bafta, premiação britânica do cinema, e desponta como favorito à estatueta dourada, dia 25. Zhao venceu na categoria de Melhor Direção, e seu road-movie foi consagrado como Melhor Filme, enquanto Frances McDormand foi premiada como Melhor Atriz, por seu papel no longa. A obra também levou o troféu de Melhor Fotografia.

Já Anthony Hopkins foi eleito Melhor Ator, por seu papel em "Meu Pai", e também tem tudo para levar o Oscar na badalada cerimônia de Los Angeles — que, pela primeira vez, será num formato diferente, de forma híbrida, devido à pandemia do novo coronavírus.

Vale destacar a mudança no roteiro desta edição do Bafta. Oito vencedores de categorias técnicas foram anunciados antes, no sábado, enquanto os principais prêmios foram entregues durante uma cerimônia virtual comandada por Edith Bowman e Dermot O'Leary no domingo. Com os indicados em casa, o brilho do tapete vermelho deu-se através de discursos feitos através de videochamadas, via Zoom.

Vencedora do Globo de Ouro em fevereiro e primeira mulher a receber quatro indicações ao Oscar, Chloé Zhao, de 39 anos, homenageou "a comunidade nômade que nos recebeu com tanta generosidade e compartilhou conosco seus sonhos e lutas". A diretora disse, ainda: "Gosto do que faço, e se isso significa que mais gente como eu pode viver seus sonhos, fico muito agradecida."

"Nomadland" já havia ganhado, também no domingo, o renomado prêmio de Melhor Filme do Sindicato de Diretores dos Estados Unidos (DGA).

Anthony Hopkins, 83, que foi premiado por sua interpretação de um idoso que sofre de demência em "Meu Pai", filme de Florian Zeller, estava no País de Gales. Após a cerimônia, o ator disse que se sente orgulhoso de ter participado do filme, que chamou de poderoso.

Devido à morte do príncipe Philip, na última sexta-feira (9), o príncipe William, que apareceria em um discurso gravado, não participou da cerimônia.

O prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante foi para a sul-coreana Youn Yuh-jung, 73, por "Minari", longa de Lee Isaac Chung, que também está indicado ao Oscar — inclusive, nas categorias principais, Melhor Filme e Direção. E Daniel Kaluuya, 32, levou o troféu de Melhor Ator Coadjuvante, por "Judas e o Messias Negro", filme de Shaka King.

Exceto Youn Yuh-jung, todos os vencedores do Bafta, citados até aqui, concorrem ao Oscar nas respectivas categorias.

O troféu para Estrela Ascendente foi para Bukky Bakray, por seu trabalho em "Rocks", da diretora Sarah Gavron. Gritos de alegria foram ouvidos na casa da atriz após o anúncio. O troféu foi o único conquistado pelo filme, que recebeu sete indicações — o mesmo que "Nomadland". Além da atriz premiada como revelação, "Rocks" ganhou como Melhor Elenco.

Já "Soul" foi considerada a Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora Original, enquanto "A Voz Suprema do Blues" levou as estatuetas de Melhor Figurino e de Cabelo e Maquiagem — categorias a que concorre também no Oscar.

O cineasta Ang Lee, realizador de "O Tigre e o Dragão", entre outros títulos, recebeu o Bafta Academy Fellowship pelo conjunto da obra.

 

CARLO LOCATELLI/DIVULGAÇÃO
MARCANTE Atriz ficou conhecida ao viver a professora Linda em três temporadas de Malhação - FOTO:CARLO LOCATELLI/DIVULGAÇÃO

Últimas notícias