'Nomadland' vence como Melhor Filme no Oscar 2021
Obra retrata a situação dos nômades contemporâneos e disseca crise nos Estados Unidos
A cerimônia do Oscar 2021 premiou Nomadland com a estatueta de Melhor Filme. O longa de concorria com Bela Vingança, Mank, O Som do Silêncio, Os 7 de Chicago, Meu Pai, Judas e o Messias Negro e Minari. A obra estava indicada em seis categorias categorias e era considerada uma das principais apostas para o prêmio.
Em um ano atípico para o cinema, com a maioria das salas de exibição fechadas durante quase a totalidade de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, a maior parte das produções indicadas ao prêmio principal não foram blockbusters. Nesse sentido, o crescimento das empresas de streaming e suas produções originais cresceu significativamente.
- Oscar 2021: Daniel Kaluuya é eleito como Melhor Ator Coadjuvante
- Oscar 2021: Yuh-Jung Youn vence como Melhor Atriz Coadjuvante
- 'Soul' ganha como Melhor Animação no Oscar 2021
- Oscar 2021: Emerald Fennell vence Melhor Roteiro Original por 'Bela Vingança'
- 'Meu Pai' surpreende e vence Melhor Roteiro Adaptado no Oscar 2021
- Chloé Zhao faz história e ganha Melhor Direção no Oscar 2021
Grande vencedor da noite, Nomadland conta a jornada de Fern (Frances McDormand, vencedora do Oscar pelo trabalho), que após perder o marido e ver a cidade em que morava fechar quase a totalidade dos postos de trabalho, passa a levar uma vida nômade.
Ela vive em sua van e, no trajeto por diferentes paisagens dos EUA, conhece uma variedade de pessoas e situações que escancaram o estado do país após a crise financeira de 2008. O longa é dirigido pela chinesa Chloé Zhao, que ganhou o prêmio de Melhor Direção.