Morre o ator e humorista Paulo Gustavo após longa batalha contra a covid-19
Boletim desta terça-feira (04) havia confirmado quadro irreversível de saúde do artista
Foi confirmada nesta terça-feira (4) a morte do ator e humorista Paulo Gustavo, aos 42 anos. Diagnosticado com a covid-19, ele estava internado desde o dia 13 de março no Rio de Janeiro e fazia tratamento com a ECMO, espécie de pulmão artificial.
O último boletim médico do ator, divulgado na noite desta terça-feira (4), indicava um quadro irreversível de saúde do artista. Na segunda, o boletim indicou uma súbita "piora acentuada no nível de consciência dos sinais vitais". Novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa.
Antes de piorar subitamente, Paulo Gustavo havia apresentado uma melhora no domingo e chegou a
interagir com a equipe médica e com o marido, o médico Thales Bretas.
Trajetória
Paulo Gustavo tem 15 anos de carreira e é formado pela Casa das Artes de Laranjeiras. Ele se destacou nos palcos, conquistando o Brasil com irreverência em trabalhos no cinema e na televisão.
O ator teve reconhecimento nacional com a personagem de Dona Hermínia, e a partir daí deslanchou em novos projetos, incluindo os dois longas que foram sucesso de bilheteria. As séries "Vai que Cola" e "A Vila", no canal Multishow, também ficaram marcadas na sua carreira. Foram quatro peças de destaque (Minha Mãe é uma Peça, Hiperativo, 220 Volts e On-line), cinco programas (220 Volts – A Série, Vai Que Cola, Paulo Gustavo na Estrada, A Vila e Além da Ilha), assim como os longas sucesso de bilheteria (Divã, Minha Mãe é uma peça 1 e 2, Vai que Cola – O Filme, Os Homens São de Marte… E É Pra Lá que Eu Vou e a sequência Minha Vida em Marte).
Relembre o histórico do ator Paulo Gustavo no hospital
13 de março: O ator Paulo Gustavo é internado em um Hospital do Rio de Janeiro com a covid-19
21 de março: Paulo Gustavo precisa ser sedado e intubado. "O ator, em plena consciência de seu estado, necessitou entrar em ventilação mecânica invasiva, para ser tratado de forma mais segura". Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, se pronunciou pelas redes sociais após o agravamento do quadro de saúde. "Essa doença não é nem nunca foi uma gripezinha", afirmou.
24 de março: O boletim médico do ator afirma que Paulo Gustavo vem apresentando melhora após a intubação. "Os quadros clínico, laboratorial e radiológico do paciente demonstram boa resposta ao tratamento instituído pela equipe profissional, sobretudo nas últimas 72 horas. Continuamos confiantes em sua plena recuperação."
28 de março: Boletim médico informa que o ator continua apresentando melhora. "Nas últimas 24 horas o paciente apresentou alguns sinais de melhora tanto do ponto de vista clínico, quanto laboratorial, respondendo de forma satisfatória aos reajustes terapêuticos instituídos"
5 de abril: Neste dia, o boletim médico de Paulo Gustavo falava em estabilidade no estado de saúde. “A evolução clínica, que demanda seu tempo individual, teve, especialmente nas últimas 24 horas, sinais de evolução progressiva que geraram otimismo na equipe médica”, dizia trecho do comunicado.
16 de abril: No comunicado divulgado neste dia, a equipe de médicos estava otimista sobre a recuperação dele. O marido de Paulo comemorou a notícia nas redes sociais, assim como Déa Lúcia Amaral, mãe do ator. “Meu filho, a saudade é muito grande. Estamos te esperando. Deus está contigo”, disse ela.
19 de abril: Internado desde o dia 13 de março, o humorista Paulo Gustavo, de 42 anos, trava uma dura batalha contra a covid-19. Nesta segunda-feira (19), a amiga do ator, a cineasta Susana Garcia, que também é médica, revelou que ele "mexeu duas vezes e tentou abrir a boca" durante visita neste domingo (18).
20 de abril: Neste dia, o boletim apontava que Paulo Gustavo apresenta sinais de recuperação das funções pulmonares. “Felizmente, não surgiram novas complicações nos últimos quatro dias. O quadro clínico do paciente, embora ainda preocupante, é de estabilidade, com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares. Também verificamos boa responsividade aos pequenos estímulos", dizia o comunicado.
25 de abril: A atriz Tatá Werneck animou as redes sociais com uma notícia sobre o ator Paulo Gustavo neste final de semana. Aos 42 anos de idade, Paulo está internado com covid-19 desde 13 de março, mas, de acordo com Werneck, o ator está “melhorando muito”.
3 de maio: Na data, novo boletim médico informou que após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido. Porém, à noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. "Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade. A família do ator continua agradecendo todo o carinho e pedindo orações para uma recuperação de Paulo Gustavo, assim como das demais pessoas acometidas por essa doença terrível", dizia o comunicado.
4 de maio: O último boletim médico do ator, divulgado na noite desta terça-feira (4), indicava um quadro irreversível de saúde do artista. No fim da noite, ele não resistiu e faleceu.
-
1 / 3
-
2 / 3
-
3 / 3