Homenagem

Paulo Gustavo e as mensagens de Dona Hermínia: a mãe que conquistou o País

Personagem inspirada em sua mãe fez sucesso no teatro, na TV e, principalmente, no cinema

Imagem do autor
Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 05/05/2021 às 18:34 | Atualizado em 05/05/2021 às 18:35
Notícia
X

Falar do ator e humorista Paulo Gustavo - que faleceu nesta terça-feira (4), aos 42 anos, vítima de complicações da covid-19 - e não falar de Dona Hermínia é quase impossível. Inspirada em sua mãe, a dona Déa Lúcia, a personagem nasceu como uma ponta na peça O Surto e em 2006, com direção de João Fonseca, virou um espetáculo solo do ator no teatro: Minha Mãe é Uma Peça.

>> Marido de Paulo Gustavo, Thales Bretas convida população para homenagear vítimas da covid-19

>> Corpo de Paulo Gustavo será cremado em cerimônia restrita nesta quinta

>> De Dona Hermínia a Aníbal: Relembre os personagens de Paulo Gustavo


A carismática - mas nem tão pouco paciente - mãe de Juliano, Marcelina e Garib logo foi parar na TV fechada, em 2011, no programa 220 Volts (Multishow), como uma das personagens de Paulo Gustavo. E no ano seguinte, a personagem invadiu as telonas. A franquia Minha Mãe é Uma Peça gerou três filmes de grande sucesso e arrastou, ao todo, cerca de 30 milhões de espectadores em todo o País.

Com isso, a personagem desfilou várias frases e pensamentos que logo gerou identificação das mães e, claro, dos seus filhos também. Relembre algumas frases clássicas de Dona Hermínia abaixo.

FRASES DE DONA HERMÍNIA

"Eu quando era mais jovem dizia: 'Quando eu for mãe vou fazer tudo diferente, vou ser a melhor mãe do mundo!'. Mas depois, você descobre que não é nada disso. Que mãe é tudo igual! E filho é tudo igual também. A gente espera nove meses para nascer, sofre, e quando nasce, só falta dar na cara da gente!"

"Os filhos não se dão conta de que a gente também teve uma história. Sabe como? A gente também sofreu, foi feliz, se decepcionou... Adolescente é muito difícil. Eu teria vinte filhos crianças, mas não teria um adolescente, sabia? Adolescente acha que nada de ruim vai acontecer com eles. Eles acham que são imortais. Quem dera que fossem."

"A gente passa a adolescência dos filhos sem dormir direito, torcendo para que nada aconteça. [...] Mas eu acho que quando uma mãe perde um filho, todas as mães do mundo perdem um pouco também."

"A gente que é mãe tem muita coisa entalada. Eu queria dizer para vocês respeitarem mais suas mães. A gente é maluca, meio doida, meio tudo. Só que a gente faz querendo o bem. Botar no mundo é fácil. Criar é que é difícil."

"Mas eu falo para eles aproveitarem enquanto a gente tá viva. Porque a única certeza que a gente tem na vida é que a gente vai morrer."

"Toda mãe quer que o filho crie asas, não é verdade? Não é verdade não. A gente que é mãe quer que o filho fique perto, grudunhado na gente. Mesmo que brigue, mas brigue perto."

MAIS FRASES CLÁSSICAS

1. "Você não é todo mundo!"

2. "Não quero essa porta fechada"

3. "Vontade de dar nessa sua cara"

4. "Porque eu não quero"

5. "Não tem boate nenhuma, não tem noitada nenhuma"

6. "Isso é coisa do teu pai"

7. "Que história é essa, meu filho?"

8. "Ah! Garoto, pelo amor de Deus!"

9. "Chega! Sai da minha cozinha"

10. "Não tem ninguém na família que preste"

11. "Você não tem vergonha não, minha filha?"

12. "Se arrependimento matasse, eu já estava morta"

13. "Não tô boa hoje, não!"

14. "Você está pensando que eu nasci ontem?"

Tags

Autor