Homenagem

Primeiro Dia das Mães sem Dona Hermínia: a mãe mais divertida do País

Personagem principal da carreira de Paulo Gustavo se aposenta precocemente com a perda de seu intérprete

Imagem do autor
Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 05/05/2021 às 19:30 | Atualizado em 05/05/2021 às 19:30
Notícia
X

Às vésperas do Dia das Mães no próximo domingo (9), a data comemorativa perderá um pouco de seu brilho no Brasil. Afinal, o público perdeu nesta terça-feira (4), aos 42 anos, o ator e humorista Paulo Gustavo, vítima de complicações da covid-19. E o que uma coisa tem a ver com a outra? A resposta é simples: com a perda do artista, foi-se com ele a personagem Dona Hermínia, a mãe mais divertida do País.

>> Paulo Gustavo e as mensagens de Dona Hermínia: a mãe que conquistou o País

>> Corpo de Paulo Gustavo será cremado em cerimônia restrita nesta quinta

>> De Dona Hermínia a Aníbal: Relembre os personagens de Paulo Gustavo

Inspirada em sua mãe, a dona Déa Lúcia Amaral, a personagem nasceu como uma ponta na peça O Surto e em 2006, com direção de João Fonseca, virou um espetáculo solo do ator no teatro: Minha Mãe é Uma Peça.

A carismática - mas nem tão pouco paciente - mãe de Juliano, Marcelina e Garib logo foi parar na TV fechada, em 2011, no programa 220 Volts (Multishow), como uma das personagens de Paulo Gustavo. E no ano seguinte, a personagem invadiu as telonas. A franquia Minha Mãe é Uma Peça gerou três filmes de grande sucesso e arrastou, ao todo, cerca de 30 milhões de espectadores no Brasil.

CARACTERÍSTICAS

Com piadas aceleradas e espontâneas, um humor físico e frases que todo brasileiro já ouviu no dia a dia, Paulo Gustavo fez os surtos de mãe serem pop. Pois todo o mundo ama Dona Herminia.

"Eu dou uma amenizada, porque a minha mãe é muito pior [risos]. Mas, ao mesmo tempo, é muito amorosa, amável, defende a gente com unhas e dentes. Não imagino a minha vida sem ela. Mãe, eu te amo!", disse Paulo em entrevista no Encontro com Fátima Bernardes, em 2013.

Com bobes no cabelo, trejeitos espalhafatosos e bordões que todo o mundo já ouviu, é possível entender por que a personagem conquistou o Brasil: ela está em todos os lares. Até os rolinhos dos cabelos de Dona Hermínia foram inspirados por Dona Déa. Foi o que a própria declarou em entrevista ao portal Glamurama, em 2019: "Eu acordo, ponho rolo no meu cabelo que é para eu sair. E, se for sair de manhã, já durmo com o cabelo enrolado".

Saindo de cena como um verdadeiro presente de um filho para sua mãe e musa inspiradora, saber que não teremos mais como ouvir os resmungos de Dona Hermínia, que se aposenta precocemente, a contragosto do público, deixa o Brasil um pouco mais triste. Pois sem Paulo Gustavo, o Dia das Mães em 2021, sem dúvida, perde um pouco de amor, de cor e, principalmente, de bom humor.

Tags

Autor