Celebração religiosa

O que significa Corpus Christi?

Data em que o Corpus Christi é celebrado muda a cada ano; entenda

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 02/06/2021 às 11:58
Notícia
X

O dia de Corpus Christi é comemorado nesta quinta-feira (3), mas você sabe o significado da data? O nome vem do latim e significa, em tradução literal, "corpo de Cristo". Também pode ser denominado "Corpus Domini", ou "corpo do Senhor".

Portanto, a Igreja Católica comemora a Eucaristia, sacramento que representa a Última Ceia celebrada por Jesus. Os católicos creem que nesse momento especial, Cristo deu graças a Deus e se entregou à humanidade por amor.

Dia de Corpus Christi é feriado em Pernambuco? Veja o que abre e fecha nesta quinta-feira (3)

Em tempos de pandemia, veja como celebrar o Corpus Christi em casa

Ainda de acordo com a tradição, na Ceia Eucarística, Jesus transformou o pão em seu corpo e o vinho em seu sangue.

A data foi oficializada no papado de Urbano 4º, que instituiu o Corpus Christi em 8 de setembro de 1264. A festa religiosa chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses.

A tradição da igreja conta que o papa soube da história de uma freira, Juliana de Cornillon, que tinha visões. As visões indicavam que ela deveria trabalhar para que os fiéis adorassem a eucaristia em uma festa. A partir daí, o pontífice decidiu incorporar o Corpus Christi no calendário católico.

Salve São Jorge: no dia do santo guerreiro, veja história, oração original e frases

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Dia relembra a importânicia da comunhão entre o fiel e a fé - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Celebração do Corpus Christi no Recife - Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Igreja costuma realizar procissão na data - Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Procissão de Corpus Christi remonta caminho feito por Jesus para o Monte das Oliveiras - Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Confecção de tapetes é uma das marcas do Corpus Christi - Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Confecção de tapetes para o Corpus Christi - Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Celebrações religiosas marcam dia de Corpus Christi - Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

Dia de Corpus Christi

A data em que o Corpus Christi é celebrado muda a cada ano, de acordo com o período em que a Páscoa acontece, mais precisamente, 60 dias depois. O Domingo de Pentecostes ocorre 50 dias após a Páscoa, e o Corpus Christi sempre será comemorado na quinta-feira seguinte.

Comemoração

Além das missas e celebrações religiosas, o Corpus Christi é marcado pela confecção de tapetes. Os materiais utilizados variam, e podem ser pó de serra, sal, borra de café, entre outros. Em alguns países, também são utilizadas flores, por exemplo.

O objetivo dos tapetes é preparar o caminho por onde o sacramento, ou seja, o corpo de Cristo, passará. Na data, é realizada ainda uma procissão, que representa o caminho de Jesus ao Monte das Oliveiras, local em que passou as últimas noites antes da crucificação.

Oração

Confira uma oração para o Dia de Corpus Christi:

"Na festa do seu corpo e sangue, dá-nos Senhor a certeza da tua presença nos dons eucarísticos! Na festa da vida, que deve ser cada Eucaristia, ensina-nos Senhor a comunhão com os irmãos, radicada na unidade sacramental. Ensina-nos que nunca é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades! Impele-nos a viver cada eucaristia como atores comprometidos, convictos da tua presença, e não como simples espectadores!"

Tags

Autor