Famosos

Prefeitura de Fortaleza diz que mulher de Safadão, Thyane Dantas, não poderia ter tomado 'dose da xepa' antes das 17h

A influencer Thyane Dantas, 30 anos, esposa do cantor Wesley Safadão, 32 anos, se vacinou contra a covid-19 na manhã dessa quinta-feira (8)

Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão

Publicado em 09/07/2021 às 16:54
Notícia
X

A influencer Thyane Dantas, 30 anos, esposa do cantor Wesley Safadão, 32 anos, se vacinou contra a covid-19 na manhã dessa quinta-feira (8), mesmo sem pertencer a faixa etária apta a receber as doses no momento e sem agendamento. Segundo a assessoria do artista, a Thyane foi imunizada com uma "dose de sangria" - nome também dado a ‘xepa’, o que corresponde às doses que sobram no final do expediente de vacinação e que não podem ser armazenadas, precisando ser aplicadas no mesmo dia. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza se pronunciou sobre o ocorrido e informou que a vacinação pela "xepa" era inviável antes das 17h, quando acontece o fim do expediente da imunização na capital.

Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, estratégias de trabalho são planejadas e executadas com o objetivo de aproveitar integralmente as doses ministradas das vacinas, entretanto, as atividades de vacinação encerraram às 17h, inviabilizando possíveis doses remanescentes antes deste horário.

A pasta explicou também que, nos casos pontuais de doses remanescentes em frascos, as equipes fazem uma busca ativa por pessoas pertencentes ao público alvo vigente, priorizando sempre os de maior idade.

Um processo administrativo foi instaurado pela Secretaria da Saúde para averiguar a aplicação da vacina contra a Covid-19 em Thyane Dantas nesta quinta-feira (8). Após o fim da averiguação, o processo será encaminhado aos órgãos de controle.

Thyane não se encontra na lista de pessoas agendadas para receber a imunização na última quinta-feira (8). Contudo, o nome da influencer aparece no sistema da Secretaria da Saúde de Fortaleza como imunizada, no mesmo dia. Atualmente, o Ceará vacina pessoas a partir dos 32 anos de idade.

 

Reprodução/Instagram @thyane
Thyane Dantas é vacinada contra covid-19 em Fortaleza - Reprodução/Instagram @thyane

 

Em nota, a assessoria do casal informou ainda que"Thyane foi acompanhar o Wesley na vacinação e existe uma coisa que todos têm acesso, não foi beneficio dela, que é a dose de sangria. Cada dose dá em média um número de aplicações, depende de qual for, e se não forem aplicadas na hora são descartadas", afirmou a assessoria do casal. Thyane usou as redes sociais para compartilhar o momento da imunização, no mesmo local em que Safadão também estava sendo vacinado.

Investigação do MPCE

A influencer Thyane Dantas, 30 anos, esposa do cantor Wesley Safadão, 32 anos, está sendo alvo de uma investigação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A informação sobre a abertura da investigação foi confirmada pelo promotor de Justiça Enéas Romero, em entrevista ao portal G1. "O Ministério Público já abriu a investigação. A intenção é averiguar a legitimidade da aplicação, ouvindo as partes envolvidas no caso, como a Prefeitura, os responsáveis pela aplicação", afirmou o promotor ao veículo.

Ainda segundo Enéas, se for confirmado que houve beneficiamento ou quebra nos critérios para aplicação da vacina Thyane, as pessoas envolvidas deverão ser responsabilizadas, na esfera administrativa ou criminal.

Wesley Safadão também deve ser investigado

O cantor Wesley Safadão também deve ser investigado. Segundo o MPCE, o procedimento preliminar de natureza criminal também pode analisar a suspeita de que Wesley teria se vacinado em local diferente do agendado, em uma tentativa de escolher o imunizante que queria receber.

Segundo o G1, o cantor estava confirmado na lista de vacinação da prefeitura municipal para receber a primeira dose do imunizante no Salão Taíba, do Centro de Eventos do Ceará, também nessa quinta-feira (8). Contudo, Wesley foi vacinado em outro ponto, no North Shopping Jockey.

com informações do G1

Tags

Autor